Nova ponte sobre o rio Gilão vai avançar

pub
pub
pub
pub

A nova ponte sobre o Rio Gilão vai mesmo avançar ao longo do mandato que agora se inicia. Isso mesmo foi assumido pela reeleito presidente da Câmara de Tavira na intervenção proferida na sessão de tomada de posse. Jorge Botelho garante que a nova ponte contribuirá para promover o “desenvolvimento harmonioso das duas margens do Rio em temos de dinâmica comercial e habitacional”.

O autarca e a sua equipa querem desenvolver projectos de náutica de recreio em Tavira, Cabanas e Santa Luzia, concretizar uma estrutura portuária para os barcos de pesca em Tavira e garantir a requalificação dos cais de embarque de acesso às ilhas.

Naturalmente que a vertente económica e financeira da autarquia continuará ser uma prioridade. Jorge Botelho pretende “manter as finanças municipais em dia e pagamentos a fornecedores a tempo e horas” e diminuir o valor das dívidas.

O espaço onde decorreu a tomada de posse, o Cineteatro António Pinheiro, vai ser alvo de uma grande intervenção de reabilitação. O respectivo concurso “está lançado e em fase de apreciação de propostas, com financiamento comunitário aprovado e cuja obra esperamos poder iniciar no início de 2018, para podermos ter 2 anos depois, um Teatro Municipal completamente reabilitado para poder receber espectáculos todo o ano.”

Avançarão, também, as obras de reabilitação do espaço cedido à Armação do Artista, a criação de um novo auditório e espaços para artistas e jovens criativos, reabilitando património existente, bem como a requalificação do Jardim do Coreto, da Alagoa e Rua Marcelino Franco, todos no centro histórico da cidade.

Ao longo dos próximos 4 anos, garantiu que “a rede viária terá um significativo investimento”, as piscinas municipais serão requalificadas e desenvolvidos os planos para a concretização do complexo desportivo municipal, que incluirá campo de futebol e pista de atletismo.

Olhando para o passado e para as circunstâncias actuais, o autarca chega à conclusão que “Tavira está reconhecidamente melhor. Está mais reabilitada, tem mais empregos e actividade económica, tem mais visibilidade como destino e projectos de investimento, tem mais turismo e dinâmica empresarial”.

Este é um concelho que se “encontra justificadamente associados ao Turismo de qualidade, onde a preservação do património histórico e arquitectónico é uma realidade visível em cada recanto dos centros urbanos, onde a promoção e divulgação da cultura são uma constante, onde o ambiente, as praias, o lazer e a gastronomia são de excelência.” E é nesta linha que “nos queremos manter e melhorar, porque somos ambiciosos”.

O autarca referiu, também, que este será um mandato de grandes mudanças ao nível das competências das autarquias, uma vez que o Governo prepara um pacote de transferência de competências para a administração local ao nível da área social, educação, saúde, cultura, protecção civil e mobilidade e mais fundos financeiros transferidos pelo poder central.

Igualmente uma “realidade incontornável” será “o reforço do trabalho articulado entre Municípios entre si e em parceria com a AMAL para a concretização e execução de planos e investimentos, com o sem recurso a fundos europeus”.

  Leia também:

257 ofertas de emprego para o Algarve

PSP de radar em punho

Detido por tráfico de droga

(Visited 185 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.