Contra a violência no namoro

pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagoa apresenta o projecto pedagógico de combate à Violência no Namoro, “Amar-te e Respeitar-te”, com sessões para estudantes do 3.º ciclo e ensino secundário da rede pública – a 24 de Outubro, pelas 10h30 e 15h00, no Auditório Municipal de Lagoa – e distribuição de livros por toda a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Lagoa.

Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala a 24 de Outubro, e que, este ano, realça a ideia de que “Igualdade é Desenvolvimento”.

Segundo refere a autarquia, em comunicado, este projecto, desenvolvido pela Betweien em co-autoria com o músico Jimmy P e o apoio da Câmara de Lagoa, “visa dotar os/as jovens de ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares, de forma a contrariar os dados que indicam um crescendo deste fenómeno na sociedade portuguesa”.

As três histórias ficcionadas sobre casos de violência no namoro mostram três realidades distintas: a que é percepcionada pela vítima masculina, com a história “Os homens não choram!”; a sentida pela vítima feminina, com o caso “Quanto mais me bates…”; e a de uma relação de namoro vivida nos planos real e virtual com a história “Todos os dias da nossa vida real e virtual!”.

O livro inclui as letras das músicas que Jimmy P compôs para o projecto: “Ficar bem”, “Quando dá errado” e “Como tu” e cujos instrumentais poderão ser descarregados em www.amar-teerespeitar-te.com. Identifica também os vários passos para o desenvolvimento de uma campanha de combate à Violência no Namoro na Escola, com o objetivo de orientar os/as alunos/as motivados/as para este tipo de trabalho.

“Amar-te e respeitar-te” conta ainda com uma parceria estratégica com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), divulgando no seu site a ligação à Linha de Apoio da APAV. A sugestão de contacto e pedido de ajuda é, assim, reforçada em todos os casos em que se conheça um comportamento agressor numa relação de namoro.

A Câmara Municipal recebeu, em 2016, o Prémio “Viver em Igualdade” atribuído pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que distinguiu Lagoa como um Concelho com boas práticas no sentido da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas actividades por si desenvolvidas.

  Leia também:

Oferta de emprego para instituição portimonense

Ofertas de emprego para o Algarve (20 de Outubro)

Ofertas de emprego para o Algarve (19 de Outubro)

(Visited 102 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.