RegionalSociedade

Ataque à lagarta do pinheiro

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Na próxima Segunda-feira, 30 de Outubro, a partir das 6h00, a Câmara Municipal de Loulé irá proceder à pulverização dos pinheiros no Parque Municipal de Loulé, de forma a prevenir e combater a lagarta do pinheiro.

A autarquia informa que, por forma a garantir que os trabalhos decorram em segurança, toda a zona norte do Parque Municipal ficará interdita durante o período da manhã.

A lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.) assume o nome de «processionária» pela sua característica de descida das árvores em procissão, provocando danos nas mesmas e implicações graves na saúde pública. Os seus pêlos provocam alergias no ser humano e em animais domésticos.

Em comunicado, a Câmara de Loulé, acrescenta que “nos últimos anos têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui principalmente às alterações climáticas verificadas.” Em ambiente urbano, “este insecto impõe uma vigilância constante e combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que podem trazer em termos de saúde pública. Em todo o caso, a solução não residirá, nunca, no abate das árvores infestadas, tanto mais que se dispõe de uma série de medidas alternativas de controlo deste insecto.”

  Leia também:

Homem detido no Aeroporto de Faro

PSP de radar em punho (Outubro)

Ofertas de emprego para agrupamento de escolas 

(Visited 81 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE