Campanha pela segurança dos pescadores

pub
pub
pub
pub

A Polícia Marítima (PM) de Lagos está a desenvolver uma campanha de sensibilização e alerta para os perigos da pesca lúdica em falésias, centrada principalmente na Costa Vicentina.

Esta campanha surge após terem sido registadas, nas últimas semanas, várias quedas de pescadores naquela zona.

Um dos conselhos que a PM dá é para que os pescadores não andem sozinhos, pois em caso acidente, a probabilidade de ser visto e ser dado o alerta é muito menor. Também convém ficar em casa quando as condições meteorológicas adversas. Em alturas de forte ondulação e vento, a probabilidade de ocorrência de acidentes é muito maior, podendo uma simples rajada de vento levar ao desequilíbrio e à queda.

Igualmente se aconselha a não virar as costas ao mar, a não pescar em locais de risco ou difícil acesso, a não pescar à noite e a não tentar recuperar material como, por exemplo, linhas presas nas rochas.

Para diminuir a probabilidade de acidentes ou, em caso destes acontecerem, a probabilidade de se tornarem mortais, existem algumas medidas adicionais de segurança, como a utilização de calçado antiderrapante; uso de colete salva-vidas ou uso de sistemas que permitam prender o corpo a um ponto fixo.

Entretanto, em Portimão, a PM levou a cabo operações de fiscalização, vespertina e outra nocturna, dando especial enfoque à pesca profissional. Os seus agentes detectaram “duas embarcações de pesca em infracção, nomeadamente, em operação em área interdita, utilização de fonte luminosa e não utilização de coletes de salvação”. Igualmente, foi detectada uma embarcação de recreio em infracção, no exercício de pesca lúdica sem os coletes de salvação envergados.

Estas ocorrências levaram a PM a levantar quatro autos de notícia e a apreender a fonte luminosa.

Leia também:

33 ofertas de emprego para o Algarve

Ofertas de emprego para o Algarve (6 de Novembro)

Oito ofertas de emprego para Câmara algarvia

(Visited 122 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.