Seminário sobre o futuro da Ponta da Piedade
A Assembleia Municipal de Lagos vai promover um seminário sobre o futuro da Ponta da Piedade. A proposta, apresentada pela bancada da CDU, foi aprovada por unanimidade, na sessão realizada esta Quarta-feira, 20 de Dezembro.
No documento, refere-se que a Ponta da Piedade” constitui o remate com que a Costa D’Oiro entra pelo mar e desde sempre representou, para o imaginário da comunidade lacobrigense, um misto envolvendo o encantamento face à maravilha ali construída pela acção milenar da natureza e o sentimento próximo de religiosidade a que conduz o deslumbramento diante da imensidão oceânica que dali se depara ao observador”.
Acrescenta-se, ainda, que “surgiu assim a mística da Senhora da Piedade, em louvor da qual foi ali erigida uma ermida e foi criada a devoção da comunidade piscatória de Lagos, com a celebração anual de festividades marítimas”.
Esta proposta surge na sequência da polémica provocada pelas obras que ali decorrem, as quais devem ser um dos temas principais do seminário, a realizar no primeiro semestre do próximo ano. Deverão ser convidados a participar nos trabalhos representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento da Região do Algarve, os cientistas professores Manuela David, Mário Cachão, António Galopim de Carvalho e Nuno Lamas Pimentel e, ainda, a Câmara Municipal de Lagos.
Leia também:
Três ofertas de emprego para autarquia algarvia