Apresentação de livro na celebração do Dia do Concelho de Lagoa
O programa das comemorações do 245º aniversário do Concelho de Lagoa começa com o lançamento do livro “Horizontes de azul”. Trata-se de uma obra de João Vasco Reis sobre Azulejaria e iconografia – registos de santos no concelho de Lagoa, que completa a tríade de publicações do Município de Lagoa iniciada em 2017 no âmbito do ano do Património.
O Município determinou que 2018 vai ser um ano dedicado à causa da Educação. O programa que o Município de Lagoa prepara para evidenciar, ao longo do ano, a vocação de Lagoa como Cidade Educadora, tem o seu início com o lançamento deste livro.
Assim, pelas 16h00 de Sábado, 13 Janeiro, na Igreja Matriz de Porches, caberá a Chagas Aleixo, investigador do Instituto de História Contemporânea, FCSH/UNL, apresentar “Horizontes de Azul”. Quem aí se deslocar será convidado a acompanhar o olhar de Vasques Reis sobre os azulejos populares colocados nas fachadas das casas (painéis, registos, santos e “santinhos”), enquanto marcas de uma tradição secular de religiosidade do povo português, bem representada em Lagoa.
Um apontamento musical, a cargo de João Paias, completa este primeiro momento do programa dos 245 anos da criação do Concelho de Lagoa, aberto à participação de todos os que habitam ou visitam Lagoa.
A nível musical, as comemorações têm como ponto alto a actuação, no dia 20, de Carlos do Carmo, no Centro de Congressos do Arade, situado no Parchal.
Leia também:
Como os Bombeiros de Portimão salvaram criança e adulto de dentro de um poço
Ofertas de emprego para o Algarve (5 de Janeiro)