Centenas de crianças festejaram o Dia da Floresta e da Árvore

Uma “Rota pela Floresta” no Parque da Alfarrobeira foi o mote lançado pela Câmara Municipal de Albufeira para assinalar as comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Árvore.

A iniciativa, que tem por objectivo global sensibilizar a população para a importância da preservação dos espaços verdes, pretendeu, a nível local, divulgar as zonas verdes existentes no concelho, nomeadamente o Parque da Alfarrobeira, bem como dar a conhecer os diferentes aspectos relacionados com a preservação e conservação da Floresta, desde as entidades envolvidas à valorização dos diferentes produtos e ecossistemas.

As comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Árvore, no Parque da Alfarrobeira, fazem parte do desafio “Rota pela Floresta”, lançado pelo programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, ao qual o Município de Albufeira se associou. Do desafio fazem parte uma pá, uma bandeira Eco-Escolas e um pergaminho de compromissos, que deverão ser propostos pelas escolas participantes e pelos responsáveis autárquicos. Durante a actividade estes três elementos estiveram presentes, tendo todos participantes assinado a bandeira e o pergaminho.

A iniciativa, que decorreu durante toda a manhã, contou com a participação de cerca de três centenas de crianças e utentes de várias associações de cariz social do concelho, nomeadamente dos Jardins de Infância dos Caliços, Vale Pedras, Vale Parra, Os Piratas, Centro Infantil Quinta dos Pardais, Escola EB 1 de Brejos e os Lares da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira: S. Vicente, Casa da Paz e Roseiral.

“Crókorócódilo” – um teatro de marionetas apresentado pela Zóia – Acções Ambientais Lda., um piquenique ao ar livre, construção de puzzles, pintura de desenhos e a plantação de uma oliveira no Parque da Alfarrobeira foram algumas das actividades realizadas.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, que se fez acompanhar dos vereadores Rogério Neto e Cláudia Guedelha, agradeceu a professores, educadores, animadores e auxiliares de educação pela sua presença e trabalho diário de sensibilização dos mais pequeninos para as questões ambientais, bem como ao Centro Educativo do Cerro do Ouro, que aproveitou a oportunidade para mostrar alguns trabalhos de empreita em palma e esparto (plantas endógenas da região) e várias ervas aromáticas e medicinais cultivadas pelos utentes, e ainda a todas as entidades que colaboraram com a organização do evento (GNR, Bombeiros, Quercus, Ecoambiente e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira).

À semelhança de edições anteriores, o momento foi aproveitado para efectuar uma demonstração de meios e equipamentos utilizados no combate a incêndios e no âmbito do corte e limpeza dos espaços verdes, nomeadamente pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR, Serviço Municipal de Protecção Civil e Divisão do Ambiente da Câmara Municipal.

Leia também:

Ofertas de emprego para autarquia algarvia

Câmara de Portimão chumba proposta sobre a EN 125 e a Via do Infante

Duas ofertas de emprego para autarquia algarvia

(Visited 88 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.