Vinhos algarvios em alta

A produção de vinho algarvio tem vindo a ganhar cada vez mais espaço e qualidade.

No ano passado foram produzidos 1,6 milhões de litros e, tendo em conta que há mais área a ser ocupada por vinha, a tendência é para que, nos próximos anos, haja um aumento ainda maior de vinho made in Algarve.

Embora se mostre satisfeito com a tendência, o presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Carlos Gracias, defende que esta “nunca pode ser uma região de grande quantidade, não se pode ir por aí, temos que ir pela qualidade e diferenciação”.

Em entrevista ao jornal online «Algarve Económico», este responsável diz que o segredo do sucesso do sector, nos últimos anos, tem consistido em produzir-se à medida que o mercado vai pedindo mais vinho algarvio. E é por essa via do “crescimento sustentável” que os produtores algarvios devem continuar a seguir.

O que significa que a prioridade é promover os vinhos algarvios, de forma a que haja cada vez mais consumidores a procurá-lo e a viabilizar, dessa forma, o aumento da produção. No entanto, há que escolher muito bem a forma como isso é feito, “é preciso ter cuidado na forma como promovemos a região e os nossos vinhos” para não estar a criar “expectativas erradas no consumidor e mesmo nos mercados, que começam a pedir muito vinho algarvio, o que nos pode deixar numa situação de ruptura, que é pior que pode acontecer”, avisa Carlos Gracias.

Nesta altura, a região conta com 34 produtores, um aumento substancial face aos 16 registados em 2010. A maior parte do vinho produzido é o tinto, mas tem havido uma aposta cada vez maior no branco, uma tendência que deverá continuar, prevendo Carlos Gracias que, nos próximos anos, o vinho branco passe a representar “cerca de 50% da produção”.

Isso justifica-se pelo facto de se pretender que os turistas constituam um dos principais canais de escoamento do vinho. E, tendo em conta, que a grande ‘invasão’ de visitantes se dá no Verão, é normal que prefiram vinho fresco, sendo o branco (juntamente com o rosé) o mais solicitado.

Leia também:

Quinta dos Vales vence concurso de vinhos

PSP de radar em punho (Maio)

Quatro pessoas socorridas após se ter virado a embarcação em que seguiam

(Visited 132 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.