Olhão prestou homenagem aos pescadores

As celebrações do Dia do Pescador decorreram em Quinta-feira, 31 de Maio, em Olhão. As celebrações tiveram início no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com as distinções aos homens do mar, seguindo-se uma procissão por terra e também de barcos na Ria Formosa e a inauguração da exposição “Poluição no Mar”, no Museu Municipal de Olhão.

“O Município de Olhão estará sempre ao lado dos homens do mar”, garantiu, na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara. O autarca afirmou que continua a lutar por melhores condições de vida dos pescadores de Olhão. “Foi assim ao assumirmos os arranjos das rampas de acesso ao porto de pesca, a necessitarem de melhorias há anos, o que demonstra claramente que estaremos sempre disponíveis, em articulação com a Docapesca, para encontrarmos as melhores soluções”, referiu António Miguel Pina.

O autarca destacou, ainda, a “acção determinante” do Município nos processos de desassoreamento da Barra do Lavajo (que já teve início) e na Barra da Fuseta (que começa na próxima semana). Mas há mais a fazer, acrescentou,: “Iremos apresentar, numa parceria com o Ministério do Mar, uma proposta para termos uma draga estacionária todo o ano a desobstruir os canais interiores e as barras, pois para além da segurança dos pescadores, a circulação da água é determinante para o ecossistema da Ria Formosa”.

No decorrer das comemorações, foram entregues distinções ao agente da Polícia Marítima Arlindo Moleiro (Prémio Carreira), ao investigador do IPMA Pedro Pousão (Prémio Investigação na Pesca e Aquacultura) e à responsável pelo Gabinete de Apoio ao Empresário do Município de Olhão Rita Pestana (Prémio Mérito).

Eduarda Rosário, a funcionária com mais anos de serviço, 48, recebeu o Prémio Indústria Conserveira, Leonel Andrade destacou-se como o Pescador em Progressão e Joaquim Rodrigues foi o maquinista marítimo vencedor. Receberam igualmente distinções Tiago Martins (pescador mais novo), as embarcações Mestre António Lobo (Arrasto), Cidade de Setúbal e Rio Odiel (Cerco), Rumo ao Mar e Sousa (Polivalente Local), Arlete Maria e André Sousa (Polivalente Costeira) e Aragão e Rabilho (Armação). Na Aquacultura, foi distinguida a empresa Pinkatitude (Aquacultura e Moluscicultura), Carlos Tomé (Mariscador Apeado) e Jéssica Augusto (Mulher na Pesca).

Também houve prémios para o vencedor do concurso de fotografia “O Pescador”, João Lelo, e para a aluna do 11ºH da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, Inês Veludo, que criou aquele que foi considerado o melhor cartaz de divulgação do Dia do Pescador. Foram igualmente entregues prémios às escolas que apresentaram os melhores trabalhos alusivos à temática do mar (3º classificado: Escola EB 2-3 Professor Paula Nogueira; 2º classificado: Escola EB 2-3 Dr. Alberto Iria; 1º classificado: Escola José Carlos da Maia).

Leia também:

Jovem morre em queda de falésia com mais de 100 metros de altura

Quatro detidos por roubos a estabelecimento comerciais

Detido por roubos a postos de abastecimento de combustíveis

(Visited 215 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.