Câmara de Portimão prepara obras no Parque da Juventude que vão custar mais de 800 mil euros
A Câmara de Portimão prepara-se para levar a cabo uma série de intervenções no Parque da Juventude que, no total, deverão custar pouco mais de 830 mil euros.
A informação foi avançada pelo vereador Filipe Vital, na sessão de sexta-feira da Assembleia Municipal, no período de discussão de uma recomendação do PSD em que se pedia a realização de diversas obras de melhoramento daquele espaço.
Na resposta, Filipe Vital informou estarem a ser desenvolvidos os necessários projectos e procedimentos para se realizar um conjunto de obras que vão reabilitar, quase por completo, o Parque da Juventude.
A muito curto prazo irá ter lugar uma intervenção no lago, que visa a sua limpeza e a colocação de uma bomba que possibilite que as águas estejam sempre a circular. A partir dessa intervenção, que deverá custar cerca de 4 mil euros, referiu o vereador, será feita uma manutenção semanal.
Também em preparação está o processo que vai levar à construção de uma pool que vem substituir as rampas para desportos radicais, que já há bastante tempo foram desativadas. Vai ser construída no espaço situado à direita logo quando se entra no parque e que tem estado reservado para carros telecomandados.
Em declarações ao «Algarve Marafado», o autarca diz que a estrutura será de betão e “inspirada na Fortaleza Santa Catarina”. A mudança do local destinado à prática deste tipo de desportos tem como objetivo que o mesmo fique o mais longe possível das habitações, cujos moradores se queixavam do ruído. O valor estimado desta obra é de cerca de 180 mil euros.
Outra das intervenções que está a ser preparada é a remodelação da pista de terra batida para a realização de provas de BMX. Neste caso, o investimento necessário é de 150 mil euros, e é nesta obra que vai ser aplicado o dinheiro que a Câmara recebe por ter sido distinguida com o título de Cidade Europeia do Desporto.
Mais tarde avançará, então, uma outra intervenção de maior vulto, que visa a requalificação e remodelação da componente ambiental do Parque da Juventude, que deverá custar 500 mil euros.
As diversas obras serão feitas de forma faseada, uma vez que a autarquia pretende que elas não impliquem o fecho do parque, que, sobretudo ao fim de semana, é muito procurado pelas famílias portimonenses.
Leia também:
Viaduto de 5 milhões de euros elimina passagem de nível de Portimão