Fotógrafo Francisco Oliveira celebrou 100 anos de vida

pub
pub

O Museu de Portimão foi palco, esta quarta-feira, 25 de julho, de uma festa de aniversário muito especial: a dos 100 anos de vida do fotógrafo Francisco Oliveira.

Embora não seja natural da cidade, como o próprio referiu, ali reside desde tenra idade, pelo que “me sinto portimonense”. O homem que ao longo de muitas décadas documentou, através da fotografia, a vida e a gente de Portimão, manifestava-se muito “satisfeito” com a festa de aniversário que lhe preparam.

Tratou-se, nas palavras da presidente da Câmara, Isilda Gomes, de uma “singela mas sentida homenagem” a alguém que já faz parte da “história da cidade”. Também o presidente da Junta de Freguesia de Portimão Álvaro Bila, marcou presença e elogiou a figura do aniversariante.

Nascido em Estômbar (concelho de Lagoa) em 25 de julho de 1918, foi em Portimão, para onde a sua família mudou quando tinha apenas 4 anos de idade, que se apaixonou pela fotografia.

Após um período de aprendizagem com alguns profissionais locais, abriu o seu próprio estúdio, situado junto à Igreja Matriz, em 1940. Cerca de oito anos mais tarde mudou-se para outro espaço, situado na Rua 5 de Outubro, composto por loja, estúdio e laboratório, onde se manteve até deixar a atividade.

Embora se tenha especializado no retrato de estúdio, também fez questão de captar a beleza da cidade, bem como alguns eventos importantes.

Leia também:

16 ofertas de emprego para escolas de Portimão

Três ofertas de emprego para Câmara algarvia

Ofertas de emprego para o Algarve (24 de julho)

(Visited 255 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.