Incêndio de Monchique sem fim à vista

pub

Ainda não deve ser esta noite que o incêndio de Monchique será completamente dominado e apagado. Na conferência de imprensa das 20 horas, o comandante operacional da Proteção Civil do Algarve, Vaz Pinto, referiu que gostaria que isso acontecesse mas que está convencido que “a noite não vai ser decisiva”.

Apesar disso, garantiu estar confiante no sistema montado e afirmou que existem algumas “janelas de oportunidade” que as forças de combate às chamas procurarão aproveitar.

Ao início da noite continuam duas frentes ativas, sendo que uma delas se encontra “dominada, em ações de consolidação, extinção e vigilância”.

O principal problema enfrentado ao longo da tarde teve a ver com um foco de incêndio que lavrava num vale inacessível por via terrestre, cuja configuração e morfologia impedia que muita da água despejada por helicópteros e aviões chegasse onde era precisa. Isso fez com que as chamas avançassem “com muita intensidade”.

Vaz Pinto assume que a prioridade é não pôr em risco a vida humana e que, por isso, foram deslocalizadas cerca de uma centena de pessoas, mas apenas por precaução e com grande antecedência, de zonas onde se previa que o fogo pudesse eventualmente chegar.

As condições meteorológicas, ao longo da tarde, não ajudaram os bombeiros, sobretudo, “os ventos muito fortes” que se fizeram sentir. Na altura em que a conferência de imprensa se iniciou caiu alguma chuva em Monchique, mas Vaz Pinto disse que a água não estava a cair alguns quilómetros mais a norte, onde era preciso, em cima do fogo, pelo que não seria por essa via que o incêndio iria ser apagado.

Nesta altura mantêm-se no terreno 711 operacionais, apoiados por 194 veículos terrestres. Com o cair da noite, os meios aéreos tiveram que se retirar, devendo regressar logo pela manhã.

Leia também:

Uma frente do incêndio foi dominada, outra continua a lavrar com intensidade

Turista resgatada após queda em molhe

12 ofertas de emprego para Câmara algarvia

(Visited 564 times, 1 visits today)
pub

pub
pub

pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.