Startup Portimão festejou o seu primeiro aniversário

A Startup Portimão festejou, na sexta-feira, 10 de agosto, o seu primeiro aniversário. Instalada no Autódromo Internacional do Algarve, conta, atualmente, com 13 projetos presenciais e um virtual.

Trata-se de uma evolução superior às expectativas, segundo referiu, na altura, Luís Matos Martins, da empresa Territórios Criativos, responsável pela gestão da incubadora. Ao longo destes 12 meses foram realizadas mais de duas dezenas de iniciativas e a Startup Portimão foi visitada por cerca de centena e meia de pessoas, na sua maioria, alunos de escolas do concelho.

Com a capacidade física praticamente esgotada, a partir de agora, um dos desafios principais é a sua expansão. Com esse objetivo, “temos vindo a falar e negociar com vários parceiros” e está a ser preparada uma candidatura a fundos comunitários. O lançamento de um guia do empreendedor e do investidor e o arranque de um programa de aceleração de empresas são duas das iniciativas previstas para os próximos meses.

A vereadora Teresa Filipa Mendes destacou a concretização de “um sonho”. Com apenas um ano de existência, a Startup Portimão “é um bebé que já anda e fala” e, garante a autarca, “vai ser um jovem de sucesso”.

Também o administrador do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro, se mostrou impressionado com a evolução e dinâmica da incubadora.

A festa do 1º ano de existência teve como convidado especial Miguel Ribeiro Ferreira, dono da empresa Fonte Viva, conhecido de boa parte dos portugueses por ter participado no programa da SIC «Shark Tank». Para além de falar da sua evolução pessoal no mundo dos negócios, deixou algumas dicas e recomendações a todos os que têm o ‘bichinho’ do empreendedorismo.

Um dos aspetos essenciais é que “tenham atitude”. Ou seja, não se deixem abater por qualquer contratempo ou insucesso e, sobretudo, deixem de inventar desculpas pois “há sempre formas de dar a volta e fazer as coisas”. Humildade, otimismo, capacidade de aprendizagem constante e coragem para se levantar depois de cair e ter um insucesso são outras das qualidades que, na sua opinião, qualquer empreendedor deve ter.

 

Leia também:

Detido por roubo por esticão

Ofertas de emprego para o Algarve (13 de agosto)

PSP de radar em punho (agosto)

(Visited 198 times, 1 visits today)
pub

pub
pub
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.