Transporte urbano custa um milhão de euros à Câmara de Portimão

O transporte urbano de Portimão, Vai e Vem, custa, anualmente, cerca de 1 milhão de euros à Câmara de Portimão. Os autocarros que o compõem fazem uma média de 1,2 milhões de quilómetros por ano e transportaram em 2017 um total de 1,18 milhões de passageiros.

Estes dados foram avançados ontem, no decorrer de uma sessão integrada no programa da Semana Europeia da Mobilidade, por André Ramos, da empresa TIS – Transportes, Inovação e Sistemas, que está a elaborar o Plano Operacional de Transportes para aquela rede.

O trabalho que está a ser feito vai ser o ponto de partida para um novo contrato de concessão do Vai e Vem, cujo concurso internacional vai ser lançado no próximo ano, uma vez que o atual está a chegar ao fim.

De acordo com aquele técnico, no essencial, o que se pretende é, por um lado, “aumentar a atratividade do serviço, de modo a que mais pessoas dele beneficiem” e, por outro, “reduzir os custos assumidos pela autarquia ou oferecer um melhor serviço pelos mesmo custos”.

Pelo menos a esmagadora maioria das atuais rotas deverão manter-se, mas deverão ser feitos alguns ajustes, no sentido de as tornar mais lógica e rápidas.

Outra ideia que deverá ser concretizada é a disponibilização de uma aplicação para telemóvel, que permita com que, acedendo a ela, alguém que esteja numa determinada paragem saiba quantos minutos vai ter de esperar pelo próximo Vai e Vem.

Um elemento importante para se aumentar o número de pessoas que utilizam este tipo de transporte é que haja uma maior rede de venda de bilhetes e essa é uma medida que também se prevê que seja implementada.

Dentro de cerca de mês e meio deverá ficar concluído este plano de transportes e as peças necessárias para o concurso público, que terá, seguidamente, de ser aprovado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a tempo de ser lançado pela autarquia ao longo do primeiro semestre do próximo ano.

 

Leia também:

Mais um incêndio em Monchique

Carros são ‘obrigatórios’ para circular no Algarve

Viagens à borla em Portimão

(Visited 330 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.