Cultura

Loulé recebe festival de luz

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A segunda edição do Algarve International Festival of Light, mais conhecido como LUZA Festival, está confirmada para novembro de 2018.

Após uma estreia de sucesso no ano passado, o festival retorna a Loulé entre os dias 1 e 3 de novembro. O evento é uma produção do ByBeau Studio e da Eventors’ Lab, com apoio da Câmara Municipal de Loulé e do Programa cultural 365 Algarve. 

Para a edição de 2018, o evento irá manter algumas ações da edição anterior, como, por exemplo, a Torch Light Parade, que será a atividade de abertura do festival e que conta com a participação do público e de alguns artistas. Para além disso, mantém seu cariz social e toda importância arrecadada será doada para uma instituição social do concelho de Loulé.

O acesso a todas as instalações será gratuito, exceto na Torch Light Parade, onde será cobrada uma importância simbólica para adquirirem as tochas. Uma vez mais, o público poderá percorrer as ruas cheias de estórias do Centro Histórico, encantar-se com os monumentos que ganham nova vida e dialogam com as obras artísticas de luz, para uma experiência inesquecível e iluminada. O comércio da cidade alia-se à festa, mantendo as suas posrtas abertas aberto durante o certame.

Este ano, o LUZA terá novidades na programação, como workshops e exposição. No dia 2 de novembro, durante a manhã e a tarde, será realizado o LUZA Kids – Lumo meets Precious Plastic, uma demonstração direcionada para as escolas com transformação do plástico em peças artísticas. Após a abertura das instalações este espaço estará aberto aberto ao público, bastando trazer tampas ou mesmo garrafas de plástico limpas.

Ainda no dia 2 de novembro, será realizado o Workshop “Introdução à arte Light Painting Photography” com Kim Von Coels e Phill Fisher, com ponto de encontro na Galeria ArtCatto.

Este workshop tem um limite de 10 pessoas, que terão de se inscrever previamente através do info@luzafestival.com  (mais informações no site do festival).

O LUZA apresenta também uma exposição (See the Light), sobre Light Painting, com a artista Kim Von Coels. 

Do projeto LUZA LAB, serão apresentadas duas obras: 

_Box Light – Um projeto de Filipa Cruz (França/Portugal)

_Memória Sonora – Um projeto de Nuno Mika (Portugal)

O LUZA Festival uma vez mais receberá artistas nacionais e internacionais, oriundos de países como: Portugal, Espanha, Escócia, Eslovénia, México, França, Alemanha, Rússia e Áustria. No dia 3 de novembro será realizada a conferência “Working with Light”, onde os artistas do festival serão convidados para um debate e uma reflexão sobre o tema e sua importância.

Programa do LUZA:

1 novembro (5ª feira): 18h30 – Abertura Oficial; 18h30 – “Torch Light Parade” (Para adquirir as tochas e fazer parte do desfile, encontro na Mãe Soberana); 19h30/21h00/22h30 – Water Melody na Igreja de São Francisco e 00h00 – Encerramento do 1º dia do LUZA.

2 novembro (6ª feira): Durante a manhã e a tarde – LUZA Kids – Lumo meets Precious Plastic – Desmonstração direcionada para as escolas; 18h30 – 21h00 – Workshop “Introdução à arte Light Painting Photography” Ponto de encontro Galeria ArtCatto (O workshop tem um limite de 10 pessoas, que terão de se inscrever previamente através do info@luzafestival.com. Os participantes têm de levar a sua própria Câmara com opção de velocidade manual do obturador e tripé); 18h00 – 23h00 – Lumo meets Precious Plastic – Transformação do plástico em peças artísticas; 18h30 – Abertura das instalações de Luz; 19h30/21h00/22h30 – Water Melody na Igreja de São Francisco e 00h00 – Encerramento do 2º dia do LUZA

3 novembro (Sábado): 14h00 – 23h00 – Lumo meets Precious Plastic – Demonstração da reutilização do plástico; 15h30 – 17h30 – Conferência “Working With light” no Cine-Teatro Louletano; 18h30 – Abertura das instalações de Luz; 19h30/21h00/22h30 – Water Melody na Igreja de São Francisco e 00h00 – Encerramento do LUZA.

Leia também:

Câmara de Lagoa dá subsídio de 2 mil euros por cada bebé nascido no concelho

21 ofertas de emprego para a Câmara de Portimão

Câmara de Lagos vai investir 15 milhões de euros na construção de habitação

(Visited 181 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE