Cultura

Festival MED ganha prémio

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O Festival MED recebeu o Prémio “Sê-lo Verde” como a melhor medida implementada na vertente Energia, como exemplo de utilização de energias renováveis.

Esta distinção relativa ao setor energético prende-se com a introdução, na edição de 2018 do MED, de painéis fotovoltaicos numa área da restauração, ação que já tinha tido o reconhecimento do Fundo Ambiental, com a atribuição de um financiamento à candidatura apresentada pela Câmara de Loulé em março passado.

Junto ao Palco Arco algumas tasquinhas funcionaram durante os quatro dias de realização do evento com células fotovoltaicas. Toda a energia necessária para o funcionamento dos equipamentos foi de origem solar, garantido um sistema de autonomia durante todo o Festival e que permitiu reduzir os consumos de energia elétrica da rede pública.

A organização do MED tem promovido, ao longo das edições, iniciativas que mostram a sua preocupação na educação dos públicos e na adoção de novos comportamentos em matéria ambiental. O Copo Ecológico, o Movimento Zero Desperdício, um Sistema de Gestão de Resíduos no espaço do recinto, ações para a sensibilização do consumo da água da torneira, nomeadamente através da disponibilização de pontos gratuitos e eficientes de água, foram algumas das iniciativas implementadas.

Para os responsáveis municipais, “é uma satisfação enorme ver o Município ser reconhecido, uma vez mais, numa área – a ambiental – que tem sido uma prioridade na política municipal dos últimos anos”. “Com a incorporação de Energia Limpa Renovável na 15ª edição do Festival MED, a organização manteve o seu foco na aplicação de medidas que promovem a sustentabilidade ambiental e a redução da sua pegada ecológica. Já em 2019, queremos reforçar esta preocupação, com iniciativas inovadoras nesta matéria”, consideram ainda.

Refira-se que, para além do Festival MED, foram distinguidos com o “Sê-lo Verde” 2018 o Festival NOS Primavera Sound, Noites da Queima das Fitas do Porto, Boom Festival, Vodafone Paredes de Coura, Orbits Festival e Santa Cruz Ocean Spirit.

Incentivar o incremento de boas práticas que contribuam de forma direta para a redução dos impactos no ambiente e promovam o uso eficiente de recursos materiais e energéticos é o principal objetivo deste projeto do Fundo Ambiental.

Leia também:

Prisão preventiva para suspeito de homicídio

O que vai acontecer em Portimão

O que vai acontecer em Lagos

(Visited 78 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE