Cantaram-se as Janeiras em Albufeira

O Grupo de Cantares de Paderne “Força da Tradição” interpretou as tradicionais Janeiras perante uma plateia composta por entidades civis e religiosas do concelho, bem como dezenas de populares, na tarde da passada sexta-feira.

Os cerca de 20 músicos trajaram-se a rigor e acompanharam-se por instrumentos típicos como o acordeão, pandeireta ou flauta que serviram para interpretar temas alusivos ao Natal e ao Menino Jesus, desejando votos de um próspero Ano Novo.

José Carlos Rolo, presidente da câmara, manifestou a sua satisfação por ver o grupo dar continuidade a esta tradição popular, que “deve ser preservada” e aproveitou a ocasião para presentear os músicos com um cabaz como forma de agradecer o seu contributo na divulgação da cultura e da identidade local e regional: “a Força da Tradição dedica-se à recuperação dos cânticos que antigamente, por altura do Ano Novo e Dia dos Reis, eram cantados de porta em porta. Queremos, assim, valorizar o seu trabalho que contribui para a preservação da identidade do nosso povo”, sublinhou o autarca.

Fundado em 1984 por um grupo de populares residentes na freguesia de Paderne, em Albufeira, o grupo de Cantares “Força da Tradição” cantava para as famílias abastadas que abriam as suas portas para ouvir os cantares tradicionais alusivos ao Natal e ao Novo Ano e, em troca, ofereciam diversos bens alimentares aos populares que, em grupo, cantavam as Janeiras.

 

  Leia também:

Três ofertas de emprego para Câmara algarvia

PJ investiga morte a tiro de casal

Burlão tenta ‘sacar’ notas de 20 e 50 euros a idosos

(Visited 57 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub