Programa 365 Algarve vai ter nova edição

pub
pub
pub
pub

O Governo prepara-se para lançar a 4ª edição do programa 365 Algarve, que decorrerá entre outubro de 2019 e maio de 2020.

Dinamizado pelas áreas de governação da Economia e da Cultura, o 365 Algarve foi criado em 2016 para melhorar a atratividade e a experiência turística em todos os municípios da região, atenuando a sazonalidade através de uma programação cultural de qualidade, construída a partir das propostas do tecido artístico local. Estavam inicialmente previstas três edições (a 3.ª está atualmente em curso).

Em comunicado, a decisão é justificada por este programa ter vindo a atrair cada vez mais público, com a média de espectadores por sessão a aumentar em todas as edições. Até à data, refere-se no documento, “assistiram aos eventos mais de 300 mil espetadores”. Nos últimos três anos, acrescenta-se, “foram promovidas 1553 iniciativas, num investimento global de 4,5 milhões de euros, financiado pelo Turismo de Portugal”.

Ao mesmo tempo, “as dormidas no Algarve durante a época baixa aumentaram 23% desde 2016. Em reflexo disso, a taxa de sazonalidade diminuiu de 46% em 2015, para 42,9% em 2017. Em novembro e dezembro últimos, os passageiros desembarcados no aeroporto de Faro aumentaram 16,4% e 23,3%, respetivamente”.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, refere que “o 365 Algarve tem sido um instrumento importante para promover este destino com um destino vivo durante todo o ano. Por isso vamos lançar a 4.ª edição, entre outubro deste ano e maio de 2020. O sucesso deste programa tem permitido criar experiências únicas, culturais, autênticas e surpreendentes quer para os residentes nacionais e estrangeiros, quer para os turistas. Temos feito também um grande esforço de captação de rotas aéreas na época baixa. Desde 2016, as dormidas na época baixa cresceram 23%. E entre o Inverno 2015/2016 e o atual Inverno (2018/2019), o número de lugares de avião subiu 33%”.

Para a Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, “lançar a 4ª edição do 365 Algarve é dar continuidade a uma estratégia de dinamização do território e de descentralização da Cultura. Este programa já mostrou que é possível contrariar a sazonalidade e criar novas centralidades através de uma programação cultural estruturada, pensada e de qualidade, ancorada nas características regionais. Prova do sucesso desta iniciativa são as inúmeras sessões esgotadas e a crescente notoriedade que o programa tem conquistado. Na 3ª edição, em curso, já ultrapassámos os 40 mil espetadores apenas entre outubro e dezembro”.

 

  Leia também:

Homem morre em despiste

Ofertas de emprego da semana

Operações da PSP com radar

(Visited 62 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub