“Agricultura está a bater recordes”
A 40ª edição da FATACIL arrancou este sábado, tendo o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, como convidado especial, na cerimónia de inauguração.
Depois de elogiar a longevidade da feira, o governante aproveitou para fazer uma espécie de balanço do mandato que está a terminar. Ao fim destes quatro anos considera termos “um país muito diferente daquele que encontrámos, em que os cidadãos readquiriram a confiança, onde a economia voltou a crescer, onde foi possível acabar com os cortes de salários e pensões e melhorar o rendimento das pessoas”.
No que à agricultura diz respeito, referiu que se trata de “um setor que, para além de estar a crescer acima do resto da economia, tem vindo a aumentar as exportações e a bater vários recordes”.
Isso aconteceu com o vinho, em que “ultrapassamos a barreira dos 800 milhões de euros; aconteceu com as frutos e as hortícolas, em que passámos, pela primeira vez, a barreira dos 1.500 milhões de euros; com o azeite, onde o país, que era muito dependente das importações, passou a ser largamente exportador, com mais de 550 milhões de euros de exportações”.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, garantiu que a FATACIL “atravessa um dos momentos de mais fulgor”, conta, este ano, com 800 expositores e espera o autarca que no final registe “mais de 180 mil visitantes”.
LEIA TAMBÉM:
São estes os postos de combustível algarvios que fazem parte da rede de emergência
Britânicos voltam a ‘atacar’ o Algarve
Não parece mas este é o grande palco musical do Algarve