Dia aberto nas escavações de Monte Molião em Lagos

pub

Investigadores do Centro de Arqueologia/UNIARQ da Universidade de Lisboa estão desde o dia 15 de julho As escavações arqueológicas no Monte Molião, em Lagos e decorrem até dia 28 de Agosto sendo integralmente financiados pela Câmara Municipal.

A direção científica é da Prof.ª Dr.ª Ana Margarida Arruda, em codireção com os investigadores Elisa de Sousa, Carlos Pereira, Francisco Gomes e Iris Dias, e conta com a colaboração voluntária de estudantes da licenciatura e do mestrado em Arqueologia da Faculdade de Letras de Lisboa e de bolseiros de pós doutoramento numa equipa que soma um total de 40 pessoas.

Os trabalhos efetuados junto à rua do Molião têm comprovado o excelente estado de conservação dos espaços domésticos de época romana imperial e dos materiais neles remanescentes.
Monte Molião é uma pequena colina ovalada localizada na margem direita da foz da ribeira de Bensafrim (Rio de Lagos). A investigação que a UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa) tem vindo a efetuar sobre o local permitiu recolher importantes dados acerca das suas ocupações antigas (da Idade do Ferro e época romana).

As arquiteturas domésticas e os abundantes materiais arqueológicos recuperados durante os trabalhos de campo evidenciam a integração de Monte Molião nas grandes rotas comerciais da antiguidade e a interação dos seus habitantes com outras comunidades humanas mediterrâneas.

LEIA TAMBÉM:

“O nosso objetivo é, no prazo de 2 ou 3 anos, estarmos a faturar 100 milhões de euros”

“Estou disponível para ser candidato nas próximas autárquicas”

EN 125 a Património da Humanidade

(Visited 128 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub