RegionalSociedade

Ações de limpeza de espaços públicos em Lagos

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Vão ser levadas a cabo, no concelho de Lagos, iniciativas de sensibilização e envolvimento da população na limpeza de espaços naturais públicos. As praias de Porto de Mós e Meia Praia, a zona costeira da Ponta da Piedade e o perímetro urbano de Odiáxere serão as zonas intervencionadas.

As ações de limpeza arrancam este sábado, 21 de setembro, Dia Nacional de Limpeza de Praia, às 9H, com uma iniciativa da #LitterHero Lagos na Praia do Porto de Mós. Com o apoio da Fundação Oceano Azul, esta iniciativa tem como objetivo mobilizar voluntários, grupos, associações, ONG’s e movimentos que queiram participar na limpeza de lixo marinho.

Na terça-feira seguinte, 24 de setembro, a LPN – Liga para a Proteção da Natureza promove uma ação de limpeza na Meia Praia, enquadrada na campanha “Vamos Limpar as Nossas Praias” do projeto Amar o Mar, já na sua 3ª edição. O ponto de encontro para a atividade é junto ao Restaurante Barrigada às 9H30.

À semelhança do que foi feito em 2018 na Meia Praia, o Município organiza uma nova ação de remoção e limpeza do chorão, desta vez perto do farol da Ponta da Piedade, entre as 10H e as 12H, de dia 1 de outubro. A iniciativa está integrada na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental – SEIVA 2019, levada a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente, e visa a intervenção em locais que apresentam uma grande concentração desta planta. O chorão (Carpobrotus edulis) é uma espécie de planta invasora originária da África do Sul cultivada no passado para fixação de dunas e taludes. Porém, a presença do chorão impede o desenvolvimento de vegetação autóctone, sendo importante a sua remoção.

A ação contará com o apoio do Centro Ciência Viva de Lagos, Associação A Rocha, Intermarché de Lagos e Ecoambiente. Ao longo da manhã, serão oferecidos brindes aos participantes, bem como pizas cozinhadas em forno com energia do Sol num Petisco Solar que permitirá sensibilizar para a importância da utilização de energias renováveis. Para inscrições, pode enviar email para lagos+ambiente@cm-lagos.pt até ao próximo dia 27 de setembro.

No dia 13 de outubro será a vez de Odiáxere de entrar nas atividades ambientais com uma ação de limpeza do interior do perímetro urbano da freguesia, mais especificamente ao longo das suas estradas secundárias. A iniciativa ocorrerá a partir das 7H no Largo da Alegria (perto do Moinho) e contará com a participação do Grupo de residentes e amigos da Vila de Odiáxere e com o apoio da Junta de Freguesia e do comércio local.

 

LEIA TAMBÉM:

Futura sede da Junta de Portimão vai custar 1,2 milhões de euros

Duas ofertas de emprego para câmara algarvia

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 169 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE