Município de Lagoa associa-se ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

pub

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é celebrado anualmente no segundo sábado de outubro, com o objetivo de unir esforços na promoção do acesso a estes cuidados e na sensibilização da comunidade para as necessidades das pessoas com doença avançada e progressiva.

Em cada ano, mais que 25.5 milhões de pessoas morrem em sofrimento físico e psicológico intenso derivado a doença. (The Lancet Commission on Global Access to Palliative Care and Pain Relief).

A Organização Mundial de Saúde define os Cuidados Paliativos como “Cuidados que melhoram a qualidade de vida dos doentes e suas famílias, abordando os problemas associados às doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento, através da identificação precoce e avaliação minuciosa da dor e outros problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais.”

O tema da comemoração deste ano, a nível mundial é “Cuidados Paliativos – Meu Cuidado, Meu Direito”, com enfoque no acesso universal aos cuidados paliativos e ao seu reconhecimento como um direito humano.
O Município de Lagoa, em colaboração com a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do ACES Barlavento, pretende associar-se a esta comemoração, dando o seu contributo na prestação de informação, sensibilização da comunidade e organizações institucionais existentes, desmistificação de preconceitos e recursos disponíveis, promovendo, assim, a equidade de acesso aos Cuidados Paliativos.

 

LEIA TAMBÉM:

Oferta de emprego para Câmara

Uma tarde diferente e molhada em Alvor

Água invade baixa de Ferragudo

(Visited 81 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub