Uma tarde diferente e molhada em Alvor
Quem se deslocou à zona ribeirinha de Alvor este domingo, entre as 15 e as 16 horas, deparou-se com um cenário pouco habitual.
A preia-mar fez com que o mar ultrapassasse os seus limites e formasse um pequeno lago na zona situada junto do edifício da antiga lota. Trata-se de uma situação de marés vivas que acontece algumas vezes – normalmente nos meses de agosto e setembro – que afeta algumas zonas baixas do Algarve e que até já têm sido mais intensas.
Alguns antigos pescadores que apreciavam o panorama lembram-se de que, há uns anos atrás, os clientes dos restaurantes circundantes tiveram água quase pelos joelhos.
Desta vez não se chegou a tanto, mas ainda assim muitos miúdos e graúdos que por ali passavam foram meter os pés na água que, ao que garantiram, até estava bastante agradável. Algumas gaivotas apareceram para se alimentar com minúsculos petiscos que a maré trouxe e até um cão fez questão não só de passar por dentro de água como até de a provar.
Esta segunda-feira deverá voltar a verificar-se um cenário muito parecido, uma vez que o Instituto Hidrográfico prevê que a altura das ondas na preia-mar (que terá lugar pouco depois das 16 horas) seja de 3,8 metros, praticamente ao nível da de domingo.
Artigo relacionado: Água invade baixa de Ferragudo (com vídeo)
Leia também:
Os outros negócios do homem que quer faturar 100 milhões de euros
Burlões ‘atacam’ empresários de Portimão