Médica que que tinha saído deverá voltar às extensões de saúde de Algoz e Tunes

pub
pub
pub
pub

Nas últimas semanas têm chegado à nossa redação queixas sobre o funcionamento das extensões de saúde de Algoz e Tunes, no concelho de Silves.

Uma das utentes diz que são poucas as consultas do dia e que muitas pessoas – uma parte significativa com doenças crónicas – têm dificuldade em conseguir obter as receitas de que precisam. Acresce o facto de algumas delas “serem de avançada idade e terem de percorrer vários quilómetros a pé em vão”.

De acordo com aquela utente, a situação agravou-se substancialmente desde há cerca de um mês, altura em que deixou de prestar serviço nestas extensões uma médica que tinha sido contratada a uma empresa privada, a qual “conhecia perfeitamente os problemas da população e fazia o possível para resolvê-los ou minimizá-los”.

Por nós contactado, o presidente da União de Freguesias de Algoz e Tunes, Sérgio Antão, assume que lhe têm chegado algumas queixas, sobretudo da zona de Tunes. Dos contactos que levou a cabo, obteve a informação de que “a médica que prestava serviço nessas extensões, que entretanto saiu e de quem os utentes gostavam muito, vai voltar, em princípio, ainda esta semana.”

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, embora sem confirmar essa situação específica, diz que há um conjunto de médicos que os responsáveis do Centro de Saúde de Silves gerem no sentido de suprir as necessidades que existam no concelho, incluindo as duas extensões referidas.

Paulo Morgado assume que há muitos concursos de admissão de médicos levados a cabo pela ARS que “acabam por ficar  desertos”, por opção dos próprios profissionais de saúde, sendo o concelho de Silves um dos que tem mais problemas, a esse nível. Isso faz com que seja preciso recorrer à contratação de serviços a entidades e profissionais externos para suprir as lacunas existentes.

LEIA TAMBÉM:

Duas ofertas de emprego público

Vai ser mais barato estacionar em Portimão

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 1.234 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub
pub
pub