Casos de PolíciaRegional

GNR apreende 270 quilos de conquilhas, mexilhões, ostras e amêijoas

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Unidade Controlo Costeiro da GNR apreendeu, esta quarta-feira, 16 de outubro, 270 quilos de bivalves em Olhão e Quarteira.

No âmbito de uma ação de vigilância e patrulhamento da costa que visava a preservação de espécies marinhas e a salvaguarda da fauna e flora na ilha de Culatra, os militares detetaram 224 quilos de conquilha capturada numa zona proibida, tendo sido de imediato apreendida. Na sequência da ação foram identificados dois homens de 46 e 48 anos, e elaborado os respetivos autos de contraordenação, com uma coima que pode ir até 37.500 euros.

Na mesma manhã, na localidade de Quarteira, os militares apreenderam 17 quilos de conquilha, 13 quilos de mexilhão, 7 quilos de ostra, 5 quilos de ameijoa japónica e 4 quilos de berbigão, por terem sido colocados no mercado de retalho, para venda a granel, sem terem passado por um centro de expedição. Foram identificados dois homens de 30 e 32 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, punível com coima até 25.000 euros. Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao habitat natural.

Em comunicado, a GNR alerta que “a ingestão de bivalves contaminados pode causar graves problemas de saúde, uma vez que os moluscos bivalves são organismos que se alimentam por filtração, possuindo a capacidade de acumular nos seus tecidos vários contaminantes tóxicos.” Os moluscos bivalves vivos só podem ser colocados no mercado para venda a retalho por intermédio dos centros de expedição, onde é aplicada uma marca de identificação.

 

LEIA TAMBÉM:

Duas ofertas de emprego público

Vai ser mais barato estacionar em Portimão

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 281 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE