Sociedade

Oficina de Bonsai decorreu no Sítio das Fontes

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Numa parceria com o Clube Bonsai do Algarve, Lagoa associou-se a arte milenar como forma de divulgar o gosto pelo uso das espécies mediterrânicas com fins ornamentais e paisagísticos.

O Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes acolheu, no passado domingo, dia 13 de outubro, uma Oficina de Bonsai com Espécies Mediterrânicas.

Um grupo de 15 participantes deu os primeiros passos no complexo universo das técnicas de cultivo Bonsai, sendo a romãzeira foi a espécie escolhida pelos mestres do Clube Bonsai do Algarve, para transmitir os ensinamentos básicos desta forma de cultivo tão especial.

A manhã foi dedicada à parte teórica, relativa à arte e técnicas necessárias a criar os Bonsai e uma introdução aos fundamentos da Sistemática Botânica e ecossistemas mediterrânicos.

Os participantes colocaram em pratica algumas técnicas e levaram para casa uma romãzeira já “trabalhada” durante a oficina que com técnica, jeito, paciência e tempo, certamente se transformará num verdadeiro Bonsai.

Paralelamente decorreu uma exposição aberta ao público, constituída por exemplares pertencentes a membros do Clube Bonsai do Algarve. O conjunto de Bonsai expostos no Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes, serviu para explicar as origens e as principais técnicas envolvidas na obtenção de verdadeiras obras de arte vivas, muitas delas de espécies da nossa flora autóctone.

A vinha, o olival, o montado, o amendoal e outros pomares de sequeiro, de entre variadas formas ancestrais e sustentáveis de uso do território, são, incontornavelmente, parte de uma paisagem de que nos devemos orgulhar, acarinhar e desenvolver, e que deverá fazer parte daquilo que nos define como algarvios, portugueses e mediterrânicos.

 

LEIA TAMBÉM:

Duas ofertas de emprego público

Vai ser mais barato estacionar em Portimão

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 136 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE