Alojamento local tem impacto financeiro de 3.747 milhões de euros na região
O alojamento local deve render, pelo menos, 3.747 milhões de euros ao Algarve.
Este é um dos dados essenciais de um estudo sobre o impacto desta atividade económica na região que, promovido pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), foi apresentado hoje em Albufeira.
O impacto direto, ou seja, o total das despesas feitas pelos turistas nas unidades de alojamento local, foi estimado em 981 milhões de euros.
A este valor há a somar o impacto indireto que foi contabilizado em 1.048 milhões de euros. Este é o valor relativo a despesas feitas por estes visitantes enquanto estão na região, ao nível da alimentação, atrações, deslocações e outras compras.
Também foi estimado o valor induzido da atividade, que resulta do efeito multiplicador na economia regional do alojamento local nos setores a montante. O valor mínimo a que os autores do estudo chegaram nesta vertente é de 1.718 milhões de euros. Somando esta às anterior duas parcelas atingiram, então, o valor total de 3.747 milhões de euros.
Contudo, adiantam, esta é uma estimativa conservadora, uma vez que, se a estimativa for feita de forma mais abrangente, os benefícios induzidos podem chegar a 2.846 milhões de euros, o que fará com que o impacto total seja de 4.876 milhões de euros.
Leia também:
Veja como foi ‘inaugurado’ o Natal em Portimão
Muitas ofertas de emprego público
Soldados da paz portimonenses distinguidos