Vão ser assim as comemorações do Dia da Cidade de Portimão

pub

O Dia da Cidade de Portimão vai ser inspirado este ano pela CED – Cidade Europeia do Desporto 2019, destacando-se do programa, que decorre entre 7 e 15 de dezembro, a inauguração do Pavilhão Desportivo da Boavista, palco da sessão solene que assinala a efeméride.

Em 11 de dezembro, Dia da Cidade, as cerimónias oficiais arrancam às 9h30 com o hastear das bandeiras no Largo 1º de Maio, participando neste ato simbólico a Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, Sociedade Columbófila de Portimão, PSP, GNR, Polícia Marítima-Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve. Por volta das 10h00, será festejado o 12º aniversário do Mercado da Av.ª S. João de Deus, onde ficará patente até 6 de janeiro a exposição fotográfica “Discreto”, de Rúben Barroso.

O Pavilhão Desportivo da Boavista, cuja inauguração está marcada para as 14h30, vai ser o palco da sessão solene do Dia da Cidade, que este ano não se realiza no salão nobre dos Paços do Concelho. Após os discursos oficiais, Portimão prestará homenagem a Maria Fernanda Rosa, professora e dirigente escolar, e a José João Cercas Vicente, chefe regional do Corpo Nacional de Escutas.

Depois de vários agentes desportivos testemunharem sobre a sua experiência ao longo deste intenso ano, será entregue a Medalha de Honra da CED aos clubes, associações, patrocinadores, parceiros, embaixadores, padrinhos, representantes dos voluntários e a alguns portimonenses que personificaram a candidatura, como reconhecimento pelo valioso contributo para a distinção de Portimão como a Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019.

A partir das 18h30 tem início a Gala do Desporto – Homenagem aos Campeões Portimonenses, durante a qual serão distinguidos com medalhas de ouro, prata e bronze um total de 632 atletas, treinadores, clubes, escolas e universidades que se destacaram em 43 modalidades na temporada desportiva 2018/19, com a obtenção de títulos federativos internacionais, nacionais ou distritais. 

O Pavilhão Desportivo da Boavista, cujas obras de requalificação custaram 1,4 milhões de euros, possui uma nave desportiva com a área de 1075 m2, tendo uma bancada com capacidade para 484 lugares sentados, a maior ‘indoor’ em todo o concelho. Entre outras valências, o novo equipamento desportivo disponibiliza uma sala especializada para a prática da ginástica rítmica, com a área de 225 m2 e pensada de raiz para a modalidade, assim como três salas destinadas ao fitness.

Outras iniciativas

Das comemorações oficiais deste ano fazem igualmente parte a inauguração do Parque Infantil da Figueira, marcada para as 11h00 do dia 7 de dezembro, ao passo que no dia 15 serão inauguradas a Capela do Cemitério da Mexilhoeira Grande (12h45) e a requalificação da Estrada da Fonte (13h00).

A nível musical, o destaque vai para o concerto de Rodrigo Leão, intitulado “Os Portugueses”, que terá lugar no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a partir das 21h30 de 10 de dezembro. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete no local: dia 7, das 13h00 às 17h30; dia 8, das 15h00 às 19h00.

Em termos artístico-culturais, também merecem referência as inaugurações no Museu de Portimão da exposição de pintura e escultura “Estuários”, de Arlindo Arez, e da mostra com os trabalhos premiados na 19ª Corrida Fotográfica de Portimão (dia 7, às 17h00), enquanto para o dia 12 foi agendada a entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, a qual terá inicio às 21h30.

Um dos momentos altos da programação terá lugar na noite de 13 de dezembro, altura em que o Portimão Arena recebe, a partir das 21h00, o espetáculo de encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2019, no qual participarão o bailarino Cifrão e a banda HMB. Esta criação e produção da Tavolanostra – Eventos Globais, empresa responsável pela cerimónia de abertura da CED 2019, terminará com a passagem de testemunho de Portimão a Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020.

Os bilhetes/convite para o espetáculo vão estar em breve disponíveis nos seguintes locais: Complexo Desportivo de Alvor e Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande (2ª a 6ª, das 8h00 às 20h00); Museu de Portimão (3ª, das 14h30 às 18h00; 4ª a domingo, 10h00 às 18h00); Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão (2ª a 6ª, das 9h00 às 19h30); receção do Portimão Arena (em dias úteis, das 9h00 às 19h00); e Teatro Municipal de Portimão (3ª a sábado, das 13h00 às 17h30 e em dias de espetáculo, das 13h00 às 22h00). No 13 de dezembro os bilhetes/convite só estarão disponível no Portimão Arena.

 



 

Leia também:

Veja como foi ‘inaugurado’ o Natal em Portimão

Muitas ofertas de emprego público

Soldados da paz portimonenses distinguidos


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 217 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev