Câmara de Portimão investe 208 mil euros na compra de veículo tanque para os Bombeiros
A Câmara de Portimão acaba de lançar concurso para a aquisição de um veículo tanque para os Bombeiros de Portimão.
Para o efeito, a autarquia prevê gastar 208 mil euros, o que será o primeiro grande investimento do ano em matéria de proteção civil.
No entanto, ao longo de 2020, diz a presidente da Câmara, Isilda Gomes, a verba total que se prevê gastar nesta área “é de cerca de um milhão de euros, valor idêntico ao que foi investido no ano passado”.
E, garante a autarca, “se for necessário, essa verba pode ser reforçada, uma vez que a proteção civil é uma área essencial para a população”.
De acordo com o comandante da corporação, Richard Marques, esta é uma aquisição que se justifica pelo facto de as outras viaturas do género existentes no quartel “terem idades muito avançadas”, pelo que a sua capacidade de resposta já não é a ideal.
Para além disso, o novo veículo tem características especiais, podendo ser usado quer em ações de combate a incêndios, quer no fornecimento de água às populações.
Uma das possibilidades que tem é de poder deixar um tanque (de água ou espuma) num determinado local e ir buscar outro ou voltar ao quartel para se manter de prevenção para acorrer a outra eventual necessidade.
Richard Marques destaca também o facto do equipamento a adquirir ter um tanque com capacidade para 14 mil litros de água e uma bomba de grande pressão que faz com que “seja possível elevar água a grande altura”.
Leia também:
Câmara de Lagoa investe 90 mil euros na compra de três novas viaturas para a GNR
Oito ofertas de emprego para Câmara algarvia
Veja onde vai estar a PSP com o radar