RegionalSociedade

Albufeira já começa a preparar o verão

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Na passada terça-feira, representantes dos 61 apoios balneares e recreativos do concelho de Albufeira marcaram presença na reunião anual de balanço da época balnear, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A reunião, que já vem sendo realizada há vários anos, serve para fazer uma análise da época balnear anterior e traçar metas e estratégias para a seguinte, que mais uma vez será de 15 de maio a 15 de outubro.

A abrir os discursos, o presidente da Câmara, José Carlos Rolo, afirmou que “temos um clima propício à praia, mesmo fora da época balnear, o que torna necessário haver vigilância para evitar situações de risco. Vamos avançar com um projeto-piloto para colocarmos nadadores salvadores em algumas das praias mais frequentadas no concelho, durante todo o ano”. O autarca acrescentou que “ao aumentarmos a segurança nas praias, estamos também a impulsionar o turismo durante a época baixa”.

O comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira apoia a iniciativa, concordando que “Albufeira merece ter praias vigiadas fora do período da época balnear, pelo menos as que registam maior afluência. Estamos disponíveis durante todo o ano para colaborarmos com o município”, frisou Abel Zua.

Em 2019, a Câmara de Albufeira decidiu aceitar a transferência de competências no âmbito do decreto-lei n.º 97/2018, no que diz respeito ao licenciamento e autorização para instalar infraestruturas, equipamentos, apoios de praia e acessos à zona balnear.

A Autoridade Marítima Nacional mantém jurisdição sobre as questões de vigilância e policiamento dos espaços balneares, e a APA/ARH ocupar-se-á do ordenamento da orla costeira, gestão de águas e gestão de riscos.

Durante a época balnear 2019, a Autoridade Marítima contabilizou apenas 1 salvamento e 31 pedidos de socorro, dos quais não resultaram quaisquer vítimas.

O capitão do Porto de Portimão, comandante Gonzalez dos Paços, informou que uma das reclamações dos utentes das praias incidiu sobre a questão do estacionamento, cuja “sinalização deverá ser mais clara”.

“Estamos a traçar um conjunto de intervenções que irão abranger o estacionamento junto às praias. Iremos estudar caso a caso para que todos os acessos sejam melhorados e seja criada sinalética adequada”, garantiu o presidente da Câmara.

José Carlos Rolo adiantou ainda que a estrada da Rocha Baixinha, que liga a praia dos Tomates à ponte da Rocha Baixinha, irá ser pavimentada, mas “temos que ter em conta os atletas que utilizam aquela área para realizar os seus treinos ou a suas atividades de lazer, a pé ou de bicicleta”, frisou o presidente.

A reunião terminou com a intervenção dos responsáveis pelos concessionários, que esclareceram dúvidas e apresentaram sugestões. Os acessos às praias, a limpeza, o estacionamento e a má conduta por parte dos banhistas foram alguns dos temas em cima da mesa, que o município irá tentar resolver dentro das suas competências.

Leia também:

Câmara de Portimão investe 208 mil euros na compra de veículo tanque para os Bombeiros

Câmara de Lagoa investe 90 mil euros na compra de três novas viaturas para a GNR

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 104 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE