Carnaval

Ferragudo mostra carnavais do mundo

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

No ano em que Ferragudo comemora 500 anos de história, o Município de Lagoa preparou um dia de Carnaval único e diferenciador.

Na terça-feira de Carnaval (25 de fevereiro), a partir das 15 horas, o público que visitar Ferragudo poderá apreciar e participar, simultaneamente, em diferentes manifestações e tradições de Carnaval.

O Carnaval com História irá apresentar quatro manifestações diferentes de carnavais do mundo:

– Entrudo Chocalheiro: Recentemente declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade, é um dos rituais transmontanos mais interessantes e enigmáticos que assinala o fim do ciclo do inverno. É o mais genuíno Carnaval português e onde se encontram os famosos caretos.

– Gigantones e Cabeçudos: Desfilando ao ritmo de “Zés Pereiras”, composto por bombos, caixas e gaitas-de-foles, este é um Carnaval característico do norte de Portugal. A simbologia desta tradição remete para rituais pagãos que foram adaptados ao cristianismo. De referir, também, que esta tradição foi exportada para algumas regiões do Brasil, marcando presença no Carnaval de Pernambuco de Olinda (Recife), na cidade de Outro Preto, do estado de Minas Gerais e, ainda, no Carnaval de Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

– Carnaval do Brasil: O Carnaval de rua do Rio de Janeiro é, talvez, o mais conhecido a nível mundial, e as Escolas de Samba são as grandes protagonistas deste Carnaval.

O primeiro certame oficial foi em 1932, no entanto, o maior crescimento deu-se nos últimos anos, entrando oficialmente para o Guinness Book, como o maior Carnaval do mundo.

– Carnaval de Veneza: Os primeiros registos deste Carnaval datam de 1094, ganhando maior dimensão a partir do seculo XVII. Hoje em dia é considerado um dos mais famosos, belos e antigos do mundo.

Destaca-se, sobretudo, pelas máscaras e figurinos que procuram recriar o estilo dos nobres, ou as representações teatrais que eternizaram personagens como os pierrots, colombinas e arlequins.

Leia também:

Câmara algarvia disponibiliza 14 ofertas de emprego

Ana Moura e Rita Guerra atuam em Silves

Investimento de 700 mil euros para acabar com barracas junto ao mercado de Portimão

(Visited 335 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE