AutarquiasRegional

Investimento de 2 milhões de euros em estrada

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagos decidiu adjudicar a empreitada de execução da Via V10.

Projetada no âmbito do Plano de Urbanização da Meia Praia, esta obra irá custar ao erário municipal um montante de quase 2 milhões de euros (1.991.638 euros) e tem um prazo de execução de 300 dias.

São cerca de 1300 metros a intervencionar, numa via que atualmente não tem passeios, ou quando os tem, não são contínuos, e em que a circulação se faz com alguma dificuldade para os peões.

Em comunicado, a autarquia refere que “o principal objetivo da intervenção é criar uma via que possibilite o convívio entre o peão e o veículo, com ganhos em termos de segurança rodoviária”.

Para tal será criado um passeio a norte com largura variável, um corredor verde com 2 metros de largura e uma faixa de rodagem de dois sentidos com uma largura de 6,5 metros.

Obra financiada pelo Plano de Urbanização da Meia Praia

Prevista está também a substituição e o reforço da iluminação ao longo de toda a via, a criação de bolsas para paragem de autocarros (em ambos os sentidos) e a criação de algumas zonas de estar.

O pavimento será misto, com aplicação de betuminoso na faixa de rodagem e cubos de granito nas zonas de interseção e passadeiras de peões, “de modo a que os veículos circulem com conforto ao longo do percurso, mas sejam obrigados a reduzir a velocidade nas zonas onde existem cruzamentos ou peões a atravessar a via”. 

O custo da intervenção é praticamente todo suportado pelo Plano de Urbanização da Meia Praia (PUMP), fruto das taxas e mecanismos de perequação que o mesmo prevê.

A zona mais a sul da via não está incluída na intervenção, uma vez que essa faixa está a ser equacionada no âmbito do projeto de valorização do cordão dunar da Meia Praia, assim como no projeto de criação da ciclovia.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Seis novos casos em Portimão

Covid-19: Mais casos no concelho de Lagoa

Covid-19: Mais 815 casos confirmados no país

(Visited 353 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE