25 de abril festejado de forma diferente em Lagos

pub

No 46º aniversário do Dia da Liberdade, e com o mote “Lagos em casa… no 25 de abril, a Câmara local propõe um conjunto de iniciativas de cariz institucional e cultural para assinalar a data.

O período de confinamento imposto pelo Estado de Emergência devido à pandemia Covid-19 levou a que a autarquia resolvesse organizar, em conjunto com a Assembleia Municipal de Lagos, Biblioteca Municipal Júlio Dantas e Fototeca, uma série de atividades criativas, com base de informação na sua página de Facebook, para incentivar a participação da população que está em casa.

Ao longo da semana que antecede o 25 de abril, os munícipes serão convidados a “pensar Abril”, iniciativa a par da rubrica “A Câmara convida” da página da autarquia dedicada ao Covid-19, em que poderão enviar ilustrações, poemas e/ou fotografias que se enquadrem no tema do 25 de abril e na situação de confinamento a que estamos sujeitos.

Os trabalhos podem ser enviados para o email comunicação@cm-lagos.pt (limite de 9 mb) até 6ª feira, dia 24.

A Biblioteca Municipal de Lagos, para além de sugestões de livros e poemas alusivos ao tema ao longo da semana, disponibilizará uma lista selecionada de livros que podem ser solicitados até ao dia 23 de abril (Dia Mundial do Livro) através dos contactos 282 767 816, biblioteca@cm-lagos.pt ou página de Facebook da Biblioteca, devendo deixar o nome, número de leitor e contacto telefónico.

Os livros serão posteriormente entregues em casa pela equipa da Biblioteca Municipal para que possa recordar a data e ter acesso a algumas publicações, em conforto e segurança.

No sábado, o Dia da Liberdade será assinalado iniciativas no concelho e na página de Facebook da Autarquia.

Depois de publicadas na Internet, as mensagens referentes ao 25 de abril por parte dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e dos grupos políticos representados na mesma, as músicas de abril vão passar pelas freguesias do concelho com a iniciativa “Ao Som de abril”.

A população, em suas casas, é desafiada a cantar em harmonia com as viaturas que estarão a circular por Lagos, ao longo do dia. Um dos momentos altos terá lugar às 15h com a “Hora da Liberdade” em que todos os lacobrigenses são convidados a cantar em uníssono a música “Grândola Vila Morena”, bem como o Hino Nacional das suas varandas, portas e quintais.

Ao longo do dia serão também partilhadas “imagens de mudança” em Lagos relativamente à data de 25 de abril de 1974 através da apresentação de imagens de arquivo da Fototeca Municipal.

O dia culminará com a publicação dos melhores momentos das atividades do Dia da Liberdade no concelho e onde a comunidade lacobrigense será convidada a enviar os seus vídeos e partilhar os seus melhores momentos deste dia.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Número de mortes no Algarve subiu para 7

Covid-19: O apagão dos dados regionais

Ofertas de emprego no Algarve

(Visited 142 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev