Covid-19: O ‘apagão’ dos dados regionais

pub

Nos últimos dias, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve suspendeu a divulgação do seu habitual relatório diário.

No site daquele organismo refere-se que “face ao aumento progressivo do número de casos, a ARS Algarve e a Direção-Geral da Saúde (DGS) procuram uma melhor articulação com o objetivo de garantir a harmonização dos dados nacionais e regionais, de forma a assegurar a importante e fundamental divulgação da informação o mais correta e atualizada possível à população”.

Essa circunstância faz com que se torne quase impossível conseguir uma atualização diária e credível do número de casos confirmados, mortes e dados complementares, por concelhos.

Através do relatório da DGS, basicamente, apenas é possível obter o número de infetados e de mortes por região.

É verdade que, para além disso, o documento apresenta uma distribuição por concelhos, mas que abrange apenas uma parte dos casos (no de hoje refere-se que são 79%) e deixa de fora os concelhos com menos de 3 casos confirmados.

Trata-se, portanto, de um relatório que não espelha a realidade atualizada da região.

O de hoje indica um total de 182 casos confirmados, mas parece não terem ainda sido contabilizados os 21 ocorridos no Lar da Misericórdia de Boliqueime, o que atirará o número total para 203. O número de mortes referidos, no que à região diz respeito, é de 5.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Ponto de situação no concelho de Loulé

Covid-19: Ponto de situação no concelho de Portimão

Covid-19: Ponto de situação no concelho de Lagoa

(Visited 1.862 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub