Covid-19: Testes realizados em metade dos lares de Loulé

pub
pub
pub

Os utentes e funcionários de metade (sete) lares do concelho de Loulé, num total de 521 pessoas, já realizaram testes de despistagem ao Covid-19.

Destes, apenas no lar da Misericórdia de Boliqueime foram detetados casos positivos (21), número que entretanto baixou substancialmente. Nos últimos dias houve mais testes neste lar e daí, em princípio, deverá resultar a confirmação de que mais utentes inicialmente infetados acabaram por recuperar.

Em conferência de imprensa realizada esta tarde, o presidente da Câmara, Vítor Aleixo, elencou as principais iniciativas e medidas tomadas pela autarquia que dirige desde o início do surto.

Medidas de apoio a empresas e famílias

Um primeiro conjunto de medidas de apoio à liquidez e tesouraria das empresas e das famílias implicou o dispêndio de “um montante estimado em 2 milhões de euros”.

Estas medidas incluem, entre outras, as isenções das tarifas fixas da fatura da água, de taxas municipais referentes aos transportes públicos e estacionamento e de ocupação do espaço público.

O autarca referiu que outras medidas de apoio, que complementem as do Governo, estão a ser estudadas, tendo como objetivo ajudar as famílias e empresas a recuperarem da crise provocada pelo surto de Covid-19.

Investimento de quase 2 milhões em equipamento

A Câmara também investiu em ações de prevenção e compra de material de apoio aos profissionais de saúde, que “implicaram um investimento total de 1.750.000 euros”.

Isto incluiu a aquisição de equipamentos de proteção individual e de vestuário, bem como o apoio à produção de viseiras, zaragatoas, cogulas e perneiras.

Deste montante faz, igualmente, parte uma verba de 330 mil euros, que foi a contribuição da autarquia para a compra de ventiladores por parte da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Ao nível do apoio social, destaque, ainda, para a criação de um refeitório em Quarteira que, até agora, já serviu 4.241 refeições. A estas juntam-se as servidas a alunos dos escalões A e B em diversas escolas do concelho, num total de 1.250.

De acordo com o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde, no concelho de Loulé foram detetados até ao momento 60 casos de Covid-19.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Mais dois casos em Portimão

Mais de meia centena de ofertas de emprego público

Covid-19: Número de mortes no Algarve sobe para 11

(Visited 55 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub
pub