O mapa da Covid-19 no Algarve (23 de junho)
Lagos já é um dos concelhos algarvios mais afetados pela pandemia da Covid-19, muito devido à festa ilegal realizada em Odiáxere.
O boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a atribuir àquele concelho 64 casos, mas trata-se de um número que está claramente desatualizado.
Com efeito, em comunicado emitido ontem, e com dados relativos às 24 horas de domingo, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve indicava que a festa tinha originado 111 casos, 74% dos quais em Lagos.
Isso significa que só aquele evento contribuiu para a ocorrência de 82 casos no concelho lacobrigense. Tendo em conta que, antes dele, já havia, pelo menos, 4 casos contabilizados e que, entretanto, terão ocorrido dois não relacionados com a festa, isso atira o total acumulado para 88 casos.
Voltando ao boletim de hoje da DGS, o concelho que é contabilizado com o maior número de casos continua a ser Albufeira, com 93.
Embora tendo em conta que os dados atribuídos por aquele organismo aos concelhos não é completo e, em alguns casos, está desatualizado, aqui fica o mapa algarvio da Covid-19 da DGS:
Albufeira: 93
Loulé: 76
Faro: 70 (Em princípio ainda não estarão contabilizados os dois últimos casos ocorridos numa escola, pelo que o número global deverá subir para 72)
Lagos: 64 (Pelas nossas contas o número acumulado já deverá atingir 88)
Portimão: 60 (A Câmara contabilizava, ontem, 71)
Tavira: 29
Silves: 23
Vila Real de Sto. António: 16
Olhão: 14
Lagoa: 13
Monchique: 8
Vila do Bispo: 4 (A Câmara diz que os infetados estão registados mas não vivem no concelho)
São Brás de Alportel: 3 (A Câmara indicava, ontem, 4)
Castro Marim: 3
LEIA TAMBÉM:
Covid-19: DGS regista mais 7 casos no Algarve
Oferta de emprego para a EMARP
Festa de Odiáxere já deu origem a 111 casos