Meios de combate ao incêndio continuam a ser reforçados
22h20 – O incêndio foi dado como dominado.
20h50 – A povoação de Cortes Mourão está a ser evacuada.
20h30 – Falando sobre o incêndio de São Marcos da Serra, esta tarde, em conferência de imprensa, o comandante da Proteção Civil Nacional, Duarte Costa, disse que uma pessoa com mobilidade reduzida “foi, por precaução, deslocada para um zona de segurança” e que um bombeiro ficou ferido, sem gravidade, “com queimaduras ligeiras nos membros inferiores”.
Aquele responsável referiu, ainda, que o trabalho dos operacionais tem sido dificultado, em especial pelo “vento forte e a complexidade topográfica” do terreno. Os meios continuam a ser reforçados, com grupos de bombeiros de Setúbal e Évora e pelotão de ataque estendido da GNR.
Duarte Costa acrescentou que se prevê que haja melhores condições de combate às chamas “a partir das 22 horas,com a redução da velocidade do vento e a descida das temperaturas”.
17h28 – Continua a lavrar com grande intensidade o incêndio de São Marcos da Serra. Essa situação deve-se às temperaturas altas que se fazem sentir, aliadas ao vento que sopra com alguma intensidade, ao facto de se tratar de uma zona com muito mato e aos difíceis acessos.
Em face das dificuldades encontradas, estão continuamente a ser reforçados os meios de combate às chamas. No terreno, nesta altura, encontram-se 227 operacionais apoiados por 12 meios aéreos.
15h33 – Alerta para outro incêndio, este na zona de Paderne, no concelho de Albufeira. Para o local foram mobilizados 20 bombeiros e um meio aéreo.
15h37 – Um incêndio deflagrou, pouco antes das 15 horas, na zona do Boião, na freguesia de São Marcos da Serra, concelho de Silves.
As chamas estão, nesta altura, a ser combatidas por uma centena de operacionais, apoiados por 25 carros e sete meios aéreos.
Hoje, os soldados da paz tinham sido chamados a combater um outro fogo, este na zona de Marmelete, no concelho de Monchique, o qual já se encontra extinto.
(Foto de arquivo)
LEIA TAMBÉM:
Covid-19: DGS regista mais 4 casos no Algarve
18 ofertas de emprego no Algarve
Operações de fiscalização com radar