RegionalSociedade

Câmara de Lagos investe em novas viaturas de recolha de lixo

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Duas novas viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU), adquiridas pela Câmara Municipal de Lagos, foram esta semana apresentadas.

Em comunicado, a autarquia refere que “a novidade, mais do que a renovação da frota, reside nas opções desta aquisição, que obedeceu sobretudo a critérios de eficiência e sustentabilidade”. 

No documento adianta-se que “o sistema de compactação por rotação destas viaturas permite recolher um maior volume de resíduos, o que se traduz em menos idas à Estação de Transferência da ALGAR e, consequentemente, na possibilidade de reformulação e realização mais rápida dos circuitos de recolha, com poupança de combustível e menor impacto ambiental”. 

Ao nível da operacionalidade, “estas viaturas caracterizam-se por terem uma cabine rebaixada e caixa automática, o que se traduz em ganhos importantes de qualidade e condições de trabalho para os motoristas que efetuam este serviço, uma vez que, por circuito, estes profissionais realizam em média 70 paragens (descidas e subidas da cabine) para manobrarem a grua, o que obriga à constante utilização da embraiagem, movimento que deixa de ser necessário com a utilização de caixa automática”. 

As duas viaturas de 26 toneladas que irão agora entrar ao serviço, têm uma capacidade de 20 m3, representando um investimento de 569 mil euros.

Na mesma ocasião foi igualmente apresentada uma nova viatura pesada de mercadorias, equipada com grua e barquinha, adquirida para o Serviço de Espaços Verdes, visando facilitar a poda de árvores e, simultaneamente, a recolha destes resíduos verdes, mas que poderá ser igualmente utilizada em outros trabalhos em altura.

Esta viatura de 16 toneladas custou à autarquia lacobrigense 198 mil euros.

LEIA TAMBÉM:

Detido em operação de combate ao tráfico de droga

Covid-19: DGS regista mais sete casos no Algarve

Operações de fiscalização com radar

(Visited 101 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE