Viagem pela história da Praia da Rocha
No próximo sábado, pelas 18h00, tem lugar, na Praça Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, a inauguração de uma exposição sobre a Praia da Rocha.
Esta é uma iniciativa promovida pelo GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão e o Museu de Portimão, que pode ser apreciada até 19 de setembro.
Trata-se da quarta edição do projeto de exposições no exterior, “PASSEAR PELA HISTÓRIA”, iniciado em 2017, pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão, através do qual são exibidas fotografias de grandes dimensões de momentos relevantes que marcaram a evolução paisagística, social, urbana e cultural da Praia da Rocha.
Através destas imagens pretende-se recordar aspetos que, ao longo dos tempos, desde o início do Século XX, foram transformando a frente atlântica de Portimão.
Propõe-se um percurso, à ‘boleia’ das carrinhas e camionetas da “Castelo e Caçorino”, à descoberta dos primeiros hoteis, vivendas, “chalets” e das diferentes molduras humanos de grupos de banhistas, até às deslumbrantes paisagens, falésias, rochas e recantos, passando pelo espaço de jogo e diversão do antigo Casino, onde em 1915 teve lugar o 1º Congresso Regional Algarvio e pela animação do Pavilhão Avenida, nos anos 30.
É na viragem para o século XX que as elites locais desenvolvem uma maior relação com a sua praia e se assiste à chegada de veraneantes e excursionistas, acusando o declínio dos hábitos termais, e se inicia a vinda dos primeiros “touristes”. Outros algarvios de terras vizinhas, famílias de alentejanos, alguns lisboetas, andaluzes movidos sobretudo pelos negócios da indústria conserveira começam igualmente a frequentá-la.
LEIA TAMBÉM:
Covid-19: Dois novos casos em Portimão
Albufeira reforça promoção em Espanha
A estratégia de combate a incêndios dos Bombeiros de Portimão