Cultura

O regresso de Teixeira Gomes

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Integrada nas comemorações dos 160 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, está agendado para este domingo, 18 de outubro, a partir das 17h00, uma tertúlia na Casa Manuel Teixeira Gomes sob o tema “O Regresso de Teixeira Gomes”.

O objetivo do encontro será recordar um dos principais eventos de contestação ao Estado Novo ocorridos na cidade e que teve lugar no dia 18 de outubro de 1950, por ocasião da trasladação dos restos mortais do escritor e estadista da Argélia para o cemitério de Portimão.

A cerimónia deu origem a uma manifestação da oposição que desencadeou perseguições e prisões arbitrárias, a cargo da PIDE e das forças militares.

Estão previstas nesta tertúlia as participações de Teresa Mendes, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Portimão, Margarida Tengarrinha, ativista política e coorganizadora da manifestação de há 70 anos, e José Alberto Quaresma, diretor científico da Casa Manuel Teixeira Gomes.  

O programa das comemorações do 160º aniversário de nascimento de Manuel Teixeira Gomes, que arrancou no passado dia 10 de outubro e se prolonga até 11 de dezembro, teve de ser alterado, face às condicionantes decorrentes da atual crise sanitária.

A programação começou com o espetáculo de dança contemporânea “Last”, interpretado pela Companhia Paulo Ribeiro, e inclui ainda um colóquio sobre a diplomacia e a literatura dos séculos XX e XXI, coordenado por Luís Filipe Castro Mendes, ex-ministro da Cultura, bem como a apresentação do 1º volume, dos cinco previstos, das “Obras Completas de Manuel Teixeira Gomes”, com coordenação de José Alberto Quaresma e Nuno Júdice, e da 2ª edição de “Manuel Teixeira Gomes – Biografia”, de José Alberto Quaresma, ambas editadas pela Imprensa Nacional.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Mais 27 casos no Algarve

16 ofertas de emprego para câmara algarvia

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 55 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE