Bloco quer desassoreamento da barra de Tavira e do canal de navegação de St.ª Luzia

pub

O Bloco de Esquerda defende que a barra de Tavira e os canais de St.ª Luzia e de Cabanas de Tavira devem ter uma intervenção urgente no sentido de se proceder ao seu desassoreamento.

No decorrer de uma visita ao local feita, esta 2ª feira, por uma delegação liderada pelo deputado João Vasconcelos, foi constatado que aquelas zonas “encontram-se num processo de assoreamento cada vez maior, o que desespera as comunidades piscatórias de Tavira, S.ª Luzia e Cabanas”, refere o Bloco, em comunicado.

Isto apesar de serem feitas, de de tempos a tempos “pequenas dragagens de remediação nesta área da Ria Formosa, o que praticamente nada resolve. Inclusivamente, os fortes temporais que ocorrem durante o inverno agravam o assoreamento desta zona da ria Formosa”.

Aquele partido refere que “o desassoreamento da barra e canais adjacentes, de forma profunda e eficaz, tem vindo a ser sucessivamente adiado pelo governo, o que está a conduzir a um bloqueio quase total da barra”. Trata-se de uma situação “muito prejudicial para as atividades piscatórias e turístico-marítimas, colocando em perigo a segurança das embarcações, assim como da tripulação e dos passageiros. Com a maré baixa não é possível operar com as embarcações e mesmo com a maré alta e com uma ondulação mais forte os riscos de acidente aumentam”.

No documento acrescenta-se que “frequentemente, a barra é encerrada quando há ondulação mais forte devido ao assoreamento. Mesmo em alguns períodos do verão a barra é fechada, impedindo a saída para o mar de várias dezenas de barcos de pesca, para além dos inúmeros barcos de turismo e de pesca desportiva. Com a maré vazia os pescadores têm de esperar cerca de 2 horas para entrar em St.ª Luzia e outras duas para sair, o que se torna uma situação insustentável”.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Ponto de situação em Faro, Loulé e Albufeira

Ofertas de emprego público

Covid-19: Mais 21 casos em Portimão

(Visited 27 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub