Comemorações do Dia da Cidade de Portimão em formato anti-Covid

Os projetos «Nutrição Entérica», apresentado pela Cáritas Paroquial Nossa Sra. da Conceição – Matriz de Portimão, e «D´Ar_te», que tem como promotora Vanessa Guimarães, foram os vencedores da 2ª edição do Prémio Municipal de Voluntariado, promovido pela Câmara de Portimão, respetivamente nas categorias Coletiva e Singular. O projeto de «Lavadeiras de Portimão», apresentado pelo MAPS de Portimão recebeu uma menção honrosa.

No decorrer do anúncio dos projetos vencedores, Maria Manuela Santos, da Cáritas, referiu o que a instituição pretende apoiar as pessoas com necessidade de nutrição artificial por perda da via oral. No âmbito desta iniciativa, a instituição vai adquirir os produtos necessários e colocá-los à venda na sua Loja Solidária, a preços de custo.

O projeto «D´Ar_te» tem como objetivo promover um ensino da arte mais divertido, estimulador e desafiante “através da dança, da expressão corporal e da voz”, explicou Vanessa Guimarães.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na segunda-feira, integrado no programa comemorativo de mais um Dia da Cidade. Devido à situação pandémica que vivemos, os eventos que o compõem têm um formato diferente do habitual e são transmitidos online, nas redes sociais da autarquia.

Ontem teve lugar a entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, que teve como vencedora Ana Garrido. Seguiu-se a tradicional homenagem municipal aos professores aposentados.

Esta tarde decorreu a apresentação do livro “Cidade Europeia do Desporto 2019”, que resulta do trabalho fotográfico de Miguel Veterano e, a partir das 21 horas, tem lugar a Gala do Desporto 2020 – Homenagem aos Campeões Portimonenses.

Os prémios a atribuir estão classificados de acordo com as seguintes categorias: Prémio “Grau Bronze” – classificados em primeiro lugar nos Campeonatos ou Taças Distritais; Prémio “Grau Prata” – classificados entre os três primeiros lugares nos Campeonatos ou Taças Nacionais; e Prémio “Grau Ouro” – classificados entre os dez primeiros lugares nos Campeonatos ou Taças do Mundo e da Europa e em Jogos Olímpicos. No total, serão abrangidos 13 clubes e 18 modalidades, com 153 medalhas (3 de Grau Ouro, 71 de Grau Prata e 79 de Grau Bronze).

Desafio aos jovens

Na véspera do Dia da Cidade, 10 de dezembro, será atribuído a partir das 18h00 o Prémio Iniciativa Jovem, projeto com um investimento de 7.000 euros realizado no âmbito da Geração XXI, e que resulta de uma parceria entre o Município de Portimão, a DYPALL Network e a MyPolis, empresa responsável pela plataforma web que serviu de trampolim a este desafio.

O principal objetivo da distinção foi estimular o espírito de iniciativa e a cidadania empreendedora dos jovens portimonenses, desafiados a responder à pergunta “Se tivesses 500 euros, o que mudavas na tua cidade?”

A partir das 20h30, sobe ao palco no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o espetáculo “Volt’a Portugal em Revista”, produzido pela associação cultural Sonhos em Cena. Trata-se de uma revista à portuguesa que promete quase duas horas de humor, salpicadas de crítica social, sátira, emoções e afetos e que tem como principais protagonistas Natalina José e António Calvário.

Os interessados em assistir a este divertido espetáculo com entrada gratuita, embora sujeito à lotação do espaço, devem levantar previamente os bilhetes, dois por pessoa, no TEMPO no dia 9 de dezembro, das 13h00 às 18h00.

Paços do Concelho recebe sessão solene

A manhã do Dia da Cidade, 11 de dezembro, começa às 9h00 com o tradicional hastear de bandeiras, este ano protagonizado por agentes da proteção civil local, ao som da interpretação do hino nacional pelo fadista portimonense João Leote, acompanhado pelo maestro Gabriel Rodeia, aos comandos da Sociedade Filarmónica Portimonense, sendo posteriormente assinalados o 13º aniversário do Mercado da Av. S. João de Deus e o 1º aniversário do Pavilhão Desportivo da Boavista. 

“Um minuto sem covid”, é a proposta de um pequeno vídeo documental, de um minuto, onde se ilustra o dia-a-dia daqueles que asseguram o funcionamento do Posto de Comando Municipal – COVID-19 no momento em que completam 9 meses de operação no Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil, onde funciona também a Unidade de Saúde Pública.

Momento alto do programa, a sessão solene do Dia da Cidade terá lugar às 18h00 no salão nobre dos Paços do Concelho e, entre os discursos, contará com interlúdios musicais pelos alunos da Escola Básica e Secundária da Bemposta, merecendo destaque na cerimónia o uso da palavra pelo presidente da Assembleia Municipal, João Vieira e pela presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.

Foi reservada para o dia 12 de dezembro, a partir das 10h00, a inauguração no Museu de Portimão das exposições “20.ª Corrida Fotográfica de Portimão” e “Bem-vinda sejas Amália”, que poderão ser visitadas à terça, das 14h30 às 18h00 e de quarta a domingo das 10h00 às 18h00. Ao domingo a entrada é gratuita.

Lugar aos músicos de Portimão

Por fim, o Grande Auditório do TEMPO receberá a partir das 17h00 de 12 de dezembro a sétima e última sessão da iniciativa “Portimão dá-te palco”, projeto camarário que, literalmente, deu palco a mais de 20 artistas/bandas locais, os quais mereceram divulgação nas redes sociais do Município durante as matinés dos últimos fins de semana. 

Logo depois, vai ser lançado no Café Concerto do TEMPO o novo projeto “Portimão o palco é teu”, que se constitui como um programa ‘open call’ em que, durante dez dias, os artistas da terra poderão inscrever-se para atuar na Black Box do TEMPO. Para o efeito, os músicos devem proceder à respetiva candidatura no site da Câmara de Portimão.

LEIA TAMBÉM:

DGS regista 97 novos casos de Covid-19 no Algarve

Passagens de nível em obras

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 158 times, 1 visits today)
pub

pub
pub

pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev