RegionalSociedade

Portimão ativa hospital de campanha

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Câmara de Portimão informa que, devido ao agravamento da situação pandémica originada pela Covid-19, foi ativado pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), este domingo, 10 de janeiro, o hospital de campanha instalado desde abril passado no Portimão Arena e que se tem mantido em prontidão durante todo este período.

O Hospital de Campanha de Portimão integra, desde o final do ano transato, a fase 4 do plano de contingência estabelecido pelo CHUA, a qual é acionada quando o hospital de referência esgota a sua capacidade de internamento, sendo necessário recorrer a infraestruturas externas.

A unidade conta com 100 camas, 22 das quais articuladas, possuindo no seu conjunto três enfermarias com quartos individuais (30 camas) e oito com quartos múltiplos (64 camas), além de uma unidade de doentes críticos (seis camas). Tem ainda áreas de decisão clínica, apoio médico e reuniões setoriais, bem como espaços de apoio psicossocial e de aprovisionamento, entre outras mais-valias, não esquecendo as áreas de apoio e de gestão de esforço dos profissionais que a partir de hoje estão em permanência, 24 horas por dia, nesta estrutura de resposta e de reforço ao serviço nacional de saúde. 

Este hospital de campanha está devidamente apetrechado com equipamento médico de monitorização, diagnóstico e tratamento de doentes críticos, representando um investimento de 200 mil euros por parte da Câmara de Portimão. 

As suas valências não se esgotam no tratamento à Covid-19, pois também permitirá à Proteção Civil Municipal responder a outras situações de acidente grave ou catástrofe, como sismos, tsunamis, grandes incêndios ou outros cenários que causem um elevado número de vítimas.

LEIA TAMBÉM:

21 ofertas de emprego público

Covid-19: Algarve ultrapassa barreira dos 10 mil casos

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 504 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE