Rede Solidária do Medicamento alargada em Faro

A Câmara Municipal de Faro aprovou esta segunda feira o alargamento do “Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento” de 250 para 400 beneficiários. Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Associação Dignitude desde 2019, vai permitir assim que mais munícipes em situação de carência económica possam ter acesso gratuito a medicamentos. 

Depois de, em 2019, se ter associado a este projeto, através de um protocolo celebrado com a Associação Dignitude, possibilitando a 100 munícipes beneficiarem deste apoio, o Município de Faro aumentou em 2020 o número de beneficários de cartões “Abem” para até 250 munícipes, que puderam assim ter acesso, de forma 100 por cento gratuita, em farmácias aderentes, a medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde. Até ao momento, este programa já beneficiou 280 munícipes do concelho, que pouparam, desta forma, mais de 40 mil euros em medicamentos.

O Município de Faro acrescenta, em comunicado, que “entende que, face aos efeitos da crise provocada pela pandemia, a procura por apoios, nomeadamente ao nível dos cuidados de saúde e aquisição de medicamentos, se encontra numa fase crescente, sendo premente garantir o apoio e implementação de medidas tendentes à inclusão social e de indivíduos e famílias carenciadas”.

Nesse sentido, a Autarquia entendeu “alargar” o protocolo celebrado com a Associação Dignitude, devendo os atendimentos sociais continuar, nos próximos meses, a referenciar candidatos a beneficiários do “Programa Abem”. 

O Município de Faro identifica e avalia socioeconomicamente os agregados que são indicados, quando elegíveis, à Associação Dignitude, para posterior emissão dos cartões de beneficiários. 

LEIA TAMBÉM:

Homem atropelado em Portimão

Começaram por ajudar duas famílias e agora já apoiam mais de seis dezenas

23 ofertas de emprego

(Visited 22 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev