Apresentado livro sobre pedreiros e canteiros de Faro

Foi hoje lançado o livro do investigador Marco Sousa Santos, subordinado ao tema “Contributos para um dicionário dos pedreiros e canteiros com atividade em Faro no século XVIII”. Este livro foi publicado pela União das Freguesias de Faro (UFF) em virtude de esta obra ter sido a vencedora do 1° Prémio de Ensaio Histórico promovido por aquela autarquia.

Para Bruno Lage, presidente da UFF, “este livro agora publicado representa uma importante contribuição para a história da arte em Faro e no Algarve, revelando informação inédita sobre uma classe profissional que desempenhou um papel fundamental na reconstrução da cidade farense após o terramoto de 1755, e cuja arte sobrevive até hoje em monumentos emblemáticos como a Igreja do Carmo, a Igreja de São Francisco e a Casa das Figuras”.

O historiador algarvio Marco Sousa Santos, é licenciado em Património Cultural e mestre em História da Arte pela Universidade do Algarve. Está atualmente a terminar o seu doutoramento em História da Arte pela Universidade de Coimbra e é autor de livros e artigos que versam sobretudo temas relacionados com a arquitetura religiosa portuguesa da época Moderna e com a história e património da região algarvia. 

A acompanhar esta cerimónia de lançamento esteve o presidente do júri do prémio, Prof. Doutor Jorge Carrega que sublinhou que “este prémio destina-se a galardoar anualmente o melhor trabalho de investigação relacionado com a história, identidade e do património cultural farense, sendo um importante contributo na valorização e no aumento do conhecimento histórico sobre a cidade de Faro”, enaltecendo o trabalho que esta Junta de Freguesia tem executado, nos últimos anos, na promoção da cultura e do património de Faro. 

LEIA TAMBÉM:

“A Câmara de Portimão não vai fazer nem mais um teste de Covid-19”

Ponto de situação nos 16 concelhos algarvios

Oferta de emprego público

(Visited 21 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub