Cultura

Começaram as obras do Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Começaram as obras de requalificação do futuro Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, orçadas em 312 mil euros e da responsabilidade da Câmara de Portimão, quer fazem parte do projeto a construção de um núcleo museológico dedicado à história deste equipamento e à tradição piscatória da comunidade local.

O Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor consiste num projeto museológico, acompanhado pelo Museu de Portimão, que se encontra a desenvolver a investigação e a produzir os conteúdos e discurso expositivo. O projeto contempla a recuperação da antiga Estação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), bem como da embarcação salva-vidas “Alvor”, que aí iniciou atividade em 1933.

Em comunicado, a Câmara adianta que, “aobra de recuperação da casa abrigo, iniciada neste mês de abril, marca uma importante etapa na concretização deste projeto apoiado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, através do PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos”.

Um dos principais pontos de interesse do futuro Centro Interpretativo vai ser o antigo salva-vidas “Alvor”, de grande importância para os pescadores da terra, com recurso à gravação de testemunhos na primeira pessoa de antigos tripulantes desta embarcação afeta ao ISN e seus familiares, os quais poderão ser escutados pelos visitantes.

Este projeto “representa, por um lado, a continuação natural do trabalho do Museu de Portimão em prol do património assente nas vivências das comunidades do município, nomeadamente a oportunidade de aprofundar e transmitir mais conhecimento sobre a vocação marítima e piscatória, enquanto, por outro, está diretamente relacionado com uma velha aspiração dos alvorenses no sentido de ser recuperada aquela infraestrutura de busca e salvamento, inativa há cerca de 40 anos”.

Nesse sentido, foi celebrado em 2017 um protocolo de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional e o Município de Portimão para a manutenção da casa abrigo da ex-estação salva-vidas de Alvor, possibilitando à autarquia a gestão, conservação e manutenção do espaço para instalação do projeto museológico que agora começa a ganhar forma.

Para além da componente histórica que fará parte do seu interior, a requalificação agora iniciada respeitará as caraterísticas originais do edifício e envolvente ribeirinha, onde existe ainda a antiga rampa e carris de varagem do salva-vidas.

Entre outras intervenções, e para além do tratamento e renovação do exterior, as obras preveem a preservação das coberturas existentes, assim com a remodelação e reformulação das instalações sanitárias, redes de água e esgotos, bem como da instalação elétrica, sem esquecer a implantação de condições de segurança contra risco de incêndio e a correção do comportamento térmico e acústico do edifício.

LEIA TAMBÉM:

PSP detém homem que conduzia sem carta há 10 anos

Ponto de situação nos 16 concelhos algarvios

Oferta de emprego para a Câmara de Faro

(Visited 129 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE