Portimão mantém as atuais restrições durante mais uma semana

pub

Portimão deverá continuar no nível de desconfinamento em que atualmente se encontra durante, pelo menos, mais uma semana.

Isto apesar do próprio 1º ministro ter assumido, na conferência de imprensa em que anunciou as medidas que passam a vigorar no país a partir das 00h00 deste sábado, 1 de maio, que o concelho “tem tido uma evolução francamente positiva e muito acelerada”, o que faz com que atualmente esteja com “159 novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias, portanto praticamente a atingir a meta dos 120”.

António Costa referiu que a grande maioria dos concelhos passa para a fase seguinte, que integra medidas como o aumento da lotação máxima dos restaurantes, cafés e pastelarias (sobem para o máximo de 6 pessoas por grupo no interior dos estabelecimentos e de 10 nas esplanadas) e do horário de funcionamento (até às 22h30).

Os espetáculos culturais podem realizar-se também até às 22h30 e as lojas e centros comerciais podem ficar de portas abertas até às 21h00 durante a semana e às 19h00, aos sábados e domingos. Nas cerimónias de casamentos e batizados, os participantes não podem exceder 50% da lotação máxima dos locais em que se realizam.

Os dois concelhos do Algarve onde estas regras não se aplicam são os de Portimão, que se mantém no mesmo patamar em que estava, e Aljezur que desce agora para esse nível.

Outra novidade anunciada pelo 1º ministro para esta nova fase, em que o estado de emergência é substituído pelo de calamidade, é que as avaliações da situação deixam de ser feitas quinzenalmente e passam a ter uma cadência semanal para que, justificou, “seja possível agir precocemente”, em função da evolução que se verifique a cada momento, a nível nacional e local.

No que ao Algarve diz respeito, em risco de darem um passo atrás no processo de desconfinamento estão Lagos e Vila Real de Sto. António, caso, na próxima avaliação, se mantenham acima dos 120 novos casos por 100 mil habitantes.

LEIA TAMBÉM:

Duas mulheres feridas em acidentes

Oferta de emprego público

Ofertas de emprego para a Câmara de Faro

(Visited 646 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

pub

pub