Apresentação de livro em Tavira

pub
pub

No âmbito do programa Encontro com Autores, realiza-se, no sábado, dia 29 de maio, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, a apresentação do livro “Moçambichos” de Maria João Neves.

A apresentação é da responsabilidade de Mariana Guerra e a leitura de excertos é feita por duas crianças: Matilde (Portugal) e Oriana (Moçambique). 

Para a escritora Lídia Jorge, “este texto é quase um roteiro de zoologia fantástica com a humanidade ao fundo. A humanidade representada pela avó e pela tia-avó. Mas o motor das cenas, quem as faz narrar, é a criança, ou a memória dela. A memória da criança curiosa e admirativa, fascinada pela estranheza e pelo perigo. As histórias são de revelação do exótico, seu inesperado, seu perigo de alarme: Jagra, elefante bebé, macaca voadora, crocodilos, orangotango, tubarões, leõezinhos, leõzões… A tensão é feita entre a curiosidade da criança e a lembrança das idosas. A distância do tempo remete para uma geografia animal e telúrica que não mudou apesar da civilização ser outra. Nutre-se dos olhares contrastivos: o da criança e o das anciãs; o do passado africano e o do presente português.”

Maria João Neves nasceu em Moçambique, sendo a quarta geração da sua família nascida em África. Doutorada em Filosofia Contemporânea com uma tese sobre María Zambrano, é investigadora da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicados livros e artigos científicos, um romance (Troika-me 2015) e crónicas (jornal Cultura Sul / Postal do Algarve). Em 2002, escolheu a cidade de Tavira para viver. Dedica-se à filosofia, à escrita e ao ensino de yoga.

LEIA TAMBÉM:

Oferta de emprego público

163 ofertas de emprego no Algarve

O adeus ao velhinho Hospital de Lagos

(Visited 40 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub

pub

pub
pub