Cultura

Livro revela segredos da guerra civil de Angola

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Rodrigo Carlos Guedes, antigo combatente nas lutas pela independência e democratização de Angola e Moçambique, regressa a Portimão, cidade onde viveu durante mais de duas décadas e onde residem os seus filhos, para a apresentação do seu mais recente livro «No Centro do Vulcão – Os Segredos da Guerra Civil de Angola e da Fundação da Resistência Nacional Moçambicana».

A sessão vai decorrer este sábado, dia 4 de dezembro, a partir das 16h30, no Clube Naval de Portimão.

Natural de Vila Pery, em Moçambique, mas descendente de algarvios, Rodrigo Carlos Guedes decidiu permanecer na sua terra natal, mesmo depois da independência das antigas províncias Ultramarinas. Cidadão ativo e interventivo, ainda durante o período da presença portuguesa em África colaborou no Emissor Regional de Vila Pery, da Rádio Moçambique.

Apanhado pelo conflito armado, viveu na Rodésia e foi combatente em Angola após o 25 de Abril, antes de regressar a Moçambique. Optou por vir para o Algarve em 1978, região onde tinha parte da sua ascendência, repartida entre algarvios, alentejanos, beirões e transmontanos.

Em Moçambique foi co-fundador da Resistência Nacional Moçambicana.

São os segredos e as memórias desse período quente da história de Portugal, de Angola e Moçambique, que Rodrigo Carlos Guedes revela nesta sua recente obra.

No Algarve, foi director-adjunto do «Jornal de Quarteira», membro da direção da «Real Associação do Algarve» e Presidente do «Lions Club de Portimão». 

LEIA TAMBÉM:

Homem atropelado em Portimão

Homem encontrado morto em Lagos

Tripulantes de embarcação à deriva socorridos

(Visited 161 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE