Autocarro saiu de Loulé para ir buscar refugiados ucranianos

pub

Pouco passava das 6 horas da manhã desta segunda-feira, 7 de março, quando um autocarro partiu do Terminal Rodoviário de Loulé com destino a Varsóvia, na Polónia, para apoiar a população refugiada da guerra na Ucrânia e recolher um grupo de 52 pessoas que irão fixar-se naquele concelho algarvio.

Estas pessoas que escolhem Portugal para refazer as suas vidas, destruídas pelo conflito militar, são sobretudo mulheres e crianças, a maioria familiares de cidadãos ucranianos já residentes no concelho de Loulé.

Neste autocarro, que chegará ao seu destino ao final do dia de hoje, seguiu também algum material destinado aos refugiados que se encontram já em solo polaco, nomeadamente material médico e de primeiros-socorros, bens alimentares e roupa.

A comitiva que irá buscar estes cidadãos ucranianos é constituída por quatro motoristas (que se irão revezar durante a jornada), uma médica do ABC – Algarve Biomedical Center, um técnico de ação social e um tradutor. A viagem de retorno ao nosso país acontecerá na manhã desta quarta-feira, 9 de março.

Nos próximos dias seguirá em direção à Ucrânia um camião com bens de primeira necessidade que estão a ser recolhidos por associações, entidades e sociedade civil do concelho de Loulé.

Esta iniciativa do Município de Loulé que faz parte dos mecanismos de apoio e acolhimento aos refugiados deste conflito, é realizada em estreita colaboração com a DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos no Algarve e validada pelo Alto Comissariado para as Migrações, Secretaria de Estado para a Integração e Migrações e Secretaria de Estado da Internacionalização. Conta ainda com o apoio do ABC – Algarve Biomedical Center.

LEIA TAMBÉM:

Salvador Varela: De África para a Praia da Rocha com escala no Alasca

Festival da Sardinha regressa a Portimão

12 ofertas de emprego

(Visited 80 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev